quarta-feira, 1 de agosto de 2012

PRIMEIRAS TEORIAS EVOLUTIVAS


3º ANO
ROTEIRO PARA PESQUISA:
PRIMEIRAS TEORIAS EVOLUTIVAS
1º PESQUISAR SOBRE: BIOGRAFIA CHEVALIER DE LAMARK,   CHARLES DARWIN E ALFRED RUSSEL WALLACE.
2º TEORIA EVOLUTIVA SEGUNDO LAMARK.
3º TEORIA EVOLUTIVA SEGUNDO DARWIN E WALLACE.
EXERCICIO: REALIZAR UMA PESQUISA E POSTAR EM COMENTÁRIOS UM RESUMO  NO BLOG: http://biovespasiano.blogspot.com

COLOCAR NOME E SÉRIE

56 comentários:

  1. Jean-Baptiste-Pierre-Antoine de Monet, chevalier de Lamarck, nasceu em Bazentin-le-Petit, Picardia, em 1º de agosto de 1744, foi o cientista que em anos de estudo teve suas teorias e seus conceitos sobre a continuidade da matéria viva levaram-no a considerar em conjunto o estudo dos princípios básicos dos organismos, em um campo da ciência que denominou biologia. Cedo reconheceu a existência da variação dentro das espécies, que explicou como decorrente da ação do meio ambiente sobre os organismos.
    Lamarck admitiu uma ação mais direta sobre as plantas e animais inferiores. Sobre os demais, onde o sistema nervoso se apresenta complexo, considerou a vontade (sentiment intérieur) e a inteligência como os principais fatores adaptativos, sobre os quais o meio agiria através das necessidades que determinaria e das reações suscitadas por tais necessidades.Explicava, desse modo, o comprimento do pescoço da girafa como resultante de uma imposição do meio: a necessidade de alcançar folhas dos galhos mais altos das árvores teria provocado o desenvolvimento da região gular, pela ação da vontade. A base da argumentação de Lamarck é a suposição de que as modificações somáticas (que não distinguia das
    genéticas) de um organismo seriam hereditárias. Foi também o primeiro a afirmar que a evolução é regida por leis e o primeiro a enunciá-las.

    Nomes: Icto e Leticia Patez
    3°B

    ResponderExcluir
  2. A teoria de Lamarck baseou-se em dois princípios básicos: o conceito de que é uma característica intrínseca dos seres vivos evoluírem para um nível de complexidade e perfeição cada vez maiores, motivo pelo qual Lamarck acreditava que os seres haviam evoluído de microorganismos simples originados de matéria não viva (teoria da geração espontânea, bastante popular na época de Lamarck), para organismos mais complexos; O segundo princípio foi o do “uso e desuso”, que o foi o ponto crucial da teoria de Lamarck e dizia, basicamente, que o que não é usado atrofia e o que é usado se desenvolve sendo passado para as gerações futuras. Ou seja, órgãos, membros e outras características dos seres vivos que fossem usadas acabariam se desenvolvendo e passando de geração para geração. Ocorrendo a transmissão hereditária das características adquiridas.


    A Teoria de Darwin
    O diferencial de Darwin era o conjunto de evidências e argumentos a favor da evolução que possuía. Este fato, somado à sua posição de destaque no meio científico e à publicação do livro “A origem das espécies por meio da seleção natural, ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida”, é o que faz com que, na maioria das vezes, apenas ele seja lembrado.

    Viviane Nataly
    Jéssica Spencer
    Laryssa Carvalho
    3º:B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean – Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck nasceu em 01 de agosto de 1744 em Bazentin-le-Petit, norte da França, e morreu em 28 de dezembro de 1829 em Paris depois de ver suas teorias como naturalista, desacreditadas.Embora não tenha obtido reconhecimento durante toda sua vida, Lamarck é hoje considerado como o pai da biologia como ciência. Aliás, foi ele próprio quem cunhou o termo “biologia”, além de vários outros usados até hoje pelos biólogos.Lamarck era o mais jovem de uma família de onze filhos e que possuía uma tradição militar secular. Seu pai e todos os seus irmãos foram soldados. Sendo assim, após a morte de seu pai, Lamarck abandona o seminário Jesuíta de Amiens e participa da campanha contra a Alemanha no verão de 1761.Em 1768 Lamarck abandona a vida militar e passa a se dedicar ao estudo da botânica e da medicina tornando-se rapidamente um expert. Em 1778 ele publica seu primeiro livro, “Flore Française”, com a ajuda do Conde de Buffon e que é grandemente aclamado lhe rendendo o título de botânico assistente no jardim botânico real, o “Jardin des Plantes” que era então um importante centro de educação medicinal e pesquisa biológica.Em 1793 o “Jardin des Plantes” é transformado no Museu Nacional de História Natural e Lamarck se torna então professor de história natural dos insetos e invertebrados e depois, curador dos invertebrados (termo que ele mesmo criou).Lamarck publica, então uma série de livros sobre a zoologia e paleontologia dos invertebrados: Philosophie Zoologique, em 1809, onde relata pela primeira vez sua teoria da evolução; o primeiro volume de Histoire Naturelle dês Animaux sans Vertèbres é publicado em 1815 e o segundo em 1822. Seu trabalho também foi de grande contribuição para a classificação dos seres vivos.

      Viviane Nataly
      Jéssica Spencer
      Laryssa Carvalho
      3º:B

      Excluir
  3. O nome de Charles Darwin (1809-1882) é, em geral, imediatamente relacionado com a evolução orgânica. Existe, entretanto, um outro nome que diversas
    vezes aparece associado ao de Darwin: Alfred Russel Wallace (1823-1913). Alguns
    historiadores da ciência consideram que estes dois naturalistas chegaram independentemente à concepção de seleção natural. Suas teorias de evolução são consideradas
    bastante similares, já que ambos comunicaram conjuntamente seus resultados em
    julho de 1858 à Linnean Society de Londres e logo a seguir publicaram-nos na revista
    dessa sociedade. O objetivo desta comunicação é comparar a concepção de seleção
    natural em Darwin e Wallace, considerando seu artigo inicial e outras de suas obras
    posteriores tais como o Origin of Species (de Darwin) e Darwinism (de Wallace). Este
    estudo levou à conclusão de que embora Darwin e Wallace concordassem em alguns
    aspectos (como a relevância da seleção natural para o processo evolutivo, que esta
    ocorre devido ao grande poder de aumento dos organismos que existem na natureza e
    que atua no sentido de preservar as variações que forem úteis para a espécie), existem
    também pontos onde eles divergiam. Por exemplo, ao contrário de Darwin, Wallace
    acreditava que as diferenças em relação à ornamentação, estrutura e cor existentes
    entre os machos e as fêmeas era explicada apenas pela seleção natural, sendo que a
    seleção sexual devia ser restrita à luta entre os machos pela posse da fêmea. Além
    disso, Wallace (de modo oposto a Darwin) considerava que a origem da natureza
    moral e das faculdades mentais do homem não podia ser explicada pela ação da sele-
    ção natural, através de modificações graduais e desenvolvimento a partir de animais
    inferiores, mas que para dar conta dela era necessário recorrer a “alguma outra influ-
    ência, lei ou agente”.

    Nomes: Icto e Leticia Patez
    3°B

    ResponderExcluir
  4. Jessika Luiza N°19, Alisson N°3, Wellerson N°42

    Chevalier de Lamarck nasceu em 01 de agosto de 1744 em Bazentin-le-Petit, norte da França, e morreu em 28 de dezembro de 1829 em Paris depois de ver suas teorias como naturalista, desacreditadas. Embora não tenha obtido reconhecimento durante toda sua vida, Lamarck é hoje considerado como o pai da biologia como ciência.

    3°b

    ResponderExcluir
  5. Jessika Luiza n°19 Wellerson n° 42 Alisson n°03 serie: 3°b

    Charles Darwin conhecido como o pai da evolução, foi um naturalista inglês que através de sua teoria sobre a evolução mudou o pensamento de vários campos ligados à Biologia e Antropologia, sendo o primeiro a desenvolver e publicar uma teoria científica de Seleção Natural, desenvolvendo-a através de uma teoria testável.

    ResponderExcluir
  6. A Teoria de Lamarck
    O Lamarquismo se fundamentava em dois princípios básicos:
    - Os órgãos estariam sujeitos a hipertrofias a atrofias em decorrência do uso excessivo ou do seu desuso – Lei do Uso de do Desuso.
    Essas alterações estruturais dos órgãos, adquiridas durante a vida, por influência do meio, seriam transmissíveis por hereditariedade.
    O Darwinismo
    No século passado, dois naturalistas, Darwin e Alfred Russel Wallace, propuseram outra teoria sobre a evolução dos seres vivos. Darwin por apresentam uma maior documentação sobre a teoria da evolução, foi quem mais a defendeu.
    Suas idéias foram publicadas no ano de 1859 no livro “A origem das espécies através da seleção natural”.

    A Teoria da evolução criada por Darwin é fruto de uma viagem, por 5 anos pela América do Sul e depois numa volta ao mundo, abordo do Beagle, navio de inspeção inglês.
    Cesar
    Daniel
    Ricardo
    3º B matutino

    ResponderExcluir
  7. CHARLES DARWIN:
    Charles Darwin nasceu em 1809 e morreu em1882. Foi um naturalista inglês e criador da teoria da evolução natural. Segundo o cientista, o processo acontecia através da seleção natural.
    *Segundo Lamarck, o principio evolutivo estaria baseado em duas Leis fundamentais:
    *Lei do uso ou desuso: o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que estas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem.
    Lei da transmissão dos caracteres adquiridos : alterações provocadas em determinadas características do organismo, pelo uso e desuso, são transmitidas aos descendentes.
    *Lamarck utilizou vários exemplos para explicar sua teoria. Segundo ele, as aves aquáticas tornaram-se pernaltas devido ao esforço que faziam no sentido de esticar as pernas para evitarem molhar as penas durante a locomoção na água. A cada geração, esse esforço produzia aves com pernas mais altas, que transmitiam essa característica à geração seguinte. Após várias gerações, teriam sido originadas as atuais aves pernaltas.
    A teoria de Lamarck não é aceita atualmente, pois suas ideias apresentam um erro básico: as características adquiridas não são hereditárias.
    Verificou-se que as alterações em células somáticas dos indivíduos não alteram as informações genéticas contida nas células germinativas, não sendo, dessa forma, hereditárias.


    TEORIA EVOLUTIVA SEGUNDO DARWIN E WALLACE:
    *Aquela época, os mecanismos de hereditariedade e mutação não eram conhecidos e, dessa forma, temos a teoria sintética da evolução (ou neodarwinismo) como uma versão aprimorada desses princípios desenvolvidos por Darwin e Wallace.Agora que já sabemos quem são os autores, vamos conhecer os aspectos desta teoria:

    - Em qualquer grupo de espécies, todos os indivíduos possuem ancestrais em comum, em algum momento da história evolutiva. Assim, são descendentes destes, com modificações: resultado da seleção natural.

    - Indivíduos da mesma espécie, mesmo que parentes próximos, possuem variações entre si: resultado de mutações e/ou reprodução sexuada. Algumas dessas são hereditárias, ou seja, podem ser transmitidas para a geração seguinte.

    - A limitação na disponibilidade de recursos faz com que indivíduos de uma população lutem, diretamente ou indiretamente, por esses e pela sua sobrevivência. Dessas variações, algumas podem ser vantajosas nesse sentido, permitindo que alguns, nesse cenário, se destaquem e outros não. Esses últimos podem não sobreviver e tampouco podem se reproduzir.

    - Aqueles que sobrevivem (os mais aptos), podem transmitir à prole tal característica que permitiu sua vitória, caso seja hereditária.

    - Esse processo, denominado seleção natural, resulta na adaptação de determinados indivíduos ao ambiente, frente a outros não adaptados, e também no surgimento de novas espécies.
    - A seleção natural é bastante parecida com a artificial, só que essa última é o resultado de ações humanas (diretas ou indiretas) sobre determinado organismo. A penicilina, por exemplo, foi bastante usada há algumas décadas como principal agente de combate a bactérias e, atualmente, não é eficaz no tratamento de algumas doenças: consequência da seleção das bactérias resistentes, em razão do uso indiscriminado dessa substância.


    NOME: TATIELLE GONÇALVES P. DE SOUZA Nº: 39 SÉRIE: 3ºB MATUTINO.

    ResponderExcluir
  8. Aluna: Ana Paula Lira Nº:03 Série: 3ºC

    *-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*
    JEAN- BAPTIST LAMARCK(1774- 1829)

    Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck, nasceu em Bazentim, a 1 de Agosto de 1744. Em 1793 assume o cargo de professor de zoologia do Museu de História Natural de Paris. Em 1768, abandona a carreira militar para se dedicar à medicina e à botânica. Dez anos depois, publica os três volumes de "Flora Francesa", obra que lhe vale a nomeação como botânico do herbário real. Em 1801 apresenta a distinção entre os animais vertebrados e os invertebrados em "História Natural dos Animais sem Vértebras". Em "Filosofia Zoológica", de 1809, expõe pela primeira vez a sua teoria da evolução, mais tarde conhecida como lamarckismo. Como precursor da teoria de Darwin, defende a ideia de que a necessidade de se adaptar às mudanças do meio ambiente explica a evolução das espécies, ao transmitir a mutação às futuras gerações. A tese é rejeitada pelos meios científicos e Lamarck morre na miséria, em Paris, a 28 de Dezembro de 1829. É considerado hoje o fundador da biologia como ramo específico da ciência.
    ..................................................................

    CHARLES ROBERT DARWIN ( 1809 – 1882)

    Charles Robert Darwin nasceu em Shrewsbury, Inglaterra em 12 de fevereiro, 1809. Mais novo dos dois filhos homens e a quinta criança de Robert Waring Darwin e Susannah Wedgwood, Charles perdeu sua mãe aos 8 anos de idade foi o naturalista britânico cujo gênio levou à fundação das bases e princípios para a moderna teoria da evolução. Sua principal obra, A Origem das Espécies (1859), marcou o início de uma revolução nas ciências e foi o gatilho para uma profunda revisão das concepções filosóficas e religiosas vigentes, gerando persistentes e apaixonadas controvérsias na Europa vitoriana e ainda na atualidade, mesmo que em menor proporção e geralmente fora do meio científico. Charles se matriculou no Christ´s College, onde iniciou seus estudos de teologia e se formou em 1831.Charles Darwin morreu em Down, Kent, em 19 de abril de 1882. É sabido que ele sofria da doença de Chagas, enfermidade tropical contraída em sua passagem pela América do Sul, causa da fragilidade que se acometeu da sua saúde até o fim da vida.
    ...................................................................

    ALFRED RUSSEL WALLACE (1823 – 1913)

    Naturalista nasceu em Usk, em janeiro de 1823,. Foi educado na Escola de Hertford, andou por vários pontos da Inglaterra e do País de Gales, adquirindo conhecimentos de agricultura e se inteirando das condições sociais e econômicas em que se encontravam as classes trabalhadoras. Especializando-se em História Natural, ligou-se a Henry W. Bates, entomologista de renome, não tardando a se render ao desejo de visitar as regiões tropicais a fim de estudar a fauna e a flora. Propõe a Bates organizarem uma expedição ao Amazonas, para fazerem coleções de tudo quanto interessasse à História Natural e reunir fatos que pudessem esclarecer, ou mesmo resolver, o problema da origem das espécies. A expedição partiu para o Brasil em 1848, permanecendo até 1852, trabalhando, ora juntos ora separados, até 1850, quando se separaram definitivamente. Passou por São Paulo, Belém e regiões da Amazonas. Escreveu Viagens pelos rios Amazonas e Negro, publicada em 1853 e traduzida para o português em 1979, onde descreveu os lugares por onde passou e os costumes dos povos que entrou em contato; e Distribution geographique des animaux, publicada em 1876.Wallace faleceu em novembro de 1913.
    ...................................................................

    ResponderExcluir
  9. Aluna: Ana Paula Lira Nº:03 Série: 3ºC
    ................................................
    Teoria Evolutiva segundo Lamarck:

    Segundo Lamarck, o principio evolutivo estaria baseado em duas Leis fundamentais:

    * Lei do uso ou desuso: o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que estas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem.
    * Lei da transmissão dos caracteres adquiridos : alterações provocadas em determinadas características do organismo, pelo uso e desuso, são transmitidas aos descendentes.
    Lamarck utilizou vários exemplos para explicar sua teoria. Segundo ele, as aves aquáticas tornaram-se pernaltas devido ao esforço que faziam no sentido de esticar as pernas para evitarem molhar as penas durante a locomoção na água. A cada geração, esse esforço produzia aves com pernas mais altas, que transmitiam essa característica à geração seguinte. Após várias gerações, teriam sido originadas as atuais aves pernaltas.
    ................................................
    Teoria Evolutiva Segundo Darwin e Wallace:

    Desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.Alfred Wallace também havia percebido muitos dos aspectos que Darwin apontou em suas observações que guardou,a teoria foi revelada com a autoria dos dois, em 1858.

    ***Em qualquer grupo de espécies, todos os indivíduos possuem ancestrais em comum, em algum momento da história evolutiva. Assim, são descendentes destes, com modificações: resultado da seleção natural.

    ***Indivíduos da mesma espécie, mesmo que parentes próximos, possuem variações entre si: resultado de mutações e/ou reprodução sexuada. Algumas dessas são hereditárias, ou seja, podem ser transmitidas para a geração seguinte.

    ***A limitação na disponibilidade de recursos faz com que indivíduos de uma população lutem, diretamente ou indiretamente, por esses e pela sua sobrevivência. Dessas variações, algumas podem ser vantajosas nesse sentido, permitindo que alguns, nesse cenário, se destaquem e outros não. Esses últimos podem não sobreviver e tampouco podem se reproduzir.

    ***Aqueles que sobrevivem (os mais aptos), podem transmitir à prole tal característica que permitiu sua vitória, caso seja hereditária.

    ***Esse processo, denominado seleção natural, resulta na adaptação de determinados indivíduos ao ambiente, frente a outros não adaptados, e também no surgimento de novas espécies.

    A seleção natural é bastante parecida com a artificial, só que essa última é o resultado de ações humanas (diretas ou indiretas) sobre determinado organismo.
    ................................................

    ResponderExcluir
  10. 1° BIOGRAFIA CHEVALIER DE LAMARK,
    Jean-Baptiste-Pierre-Antoine de Monet, chevalier de Lamarck, nasceu em Bazentin-le-Petit, Picardia, em 1º de agosto de 1744. Descendente de família nobre, mas de poucos recursos, ficou órfão aos 17 anos. Em Paris, dedicou-se à literatura.
    Foi nesse ambiente que lhe veio o gosto pelas ciências naturais. Tornou-se amigo do botânico Augustin Pyrame de Candolle e em 1778 publicou o livro Flore française, destinado a facilitar a identificação prática das plantas de seu país. Bem recebida, essa obra lhe valeu a admiração e proteção do conde Georges de Buffon, que o indicou para a Academia das Ciências, possibilitou-lhe a realização de diversas viagens e conseguiu-lhe um lugar de botânico no Jardin du Roi (depois Jardin des Plantes), que ocupou até 1793. Nessa data, embora botânico, foi nomeado para a cátedra de zoologia dos invertebrados no Museu Nacional de História Natural.
    CHARLES DARWIN

    Charles Darwin (1809 - 1882) foi um naturalista inglês, nascido em Shrewsbury e um notável cientista do Séc. XI. É conhecido por ser o autor da teoria da evolução das espécies, através da seleção natural.

    Darwin deixou sua cidade com 16 anos, para estudar Medicina na Universidade de Edinburgh.Porém, o pai de Charles o obrigou a mudar de caminho, e ir para a Universidade de Cambridge, para tornar-se clérigo da Igreja da Inglaterra.

    A vida religiosa não lhe agradou e alguns anos depois ele aceitou um convite para tornar-se membro de uma expedição científica. Darwin passou cinco anos navegando pela costa do Pacífico e pela América do sul, aportando em quase todos os locais, inclusive no Brasil. Logo depois, Darwin foi chamado para tornar-se geólogo, botânico e zoologista.

    Em todos lugares que passou, Darwin reuniu grandes coleções de rochas, plantas e animais (fósseis e vivos), que foram enviados à Inglaterra, onde ele logo regressou. A partir de suas anotações, Charles deu início a sua obra "Origem das Espécias". Logo depois, nasceu à famosa doutrina darwinista da seleção natural, da luta pela sobrevivência ou da sobrevivência do mais apto - pedra fundamental do seu livro, que foi publicada em 1859, sob muitas críticas.

    camila Duarte N°8 serie 3°A

    ResponderExcluir
  11. ALFRED RUSSEL WALLACE.

    Alfred Russel Wallace nasceu em Usk, Monmouthshire, na Inglaterra, em 8 de janeiro de 1823 e morreu em Broadstone, Dorset, também na Inglaterra, a 7 de novembro de 1913.

    Trabalhou, inicialmente, como topógrafo e arquiteto. Por volta de 1840 começou a interessar-se por botânica. Em 1848, iniciou viagem pelo Amazonas, ali permanecendo até 1850. A valiosa coleção acumulada nessa expedição foi consumida pelo fogo na viagem de volta, embora Wallace tenha conservado as anotações que lhe permitiram escrever um livro sobre a Amazônia.

    Viajou depois extensamente - entre 1854 e 1862 - pelo arquipélago malaio. Depois, fixou-se em seu país, dedicando-se a pesquisas científicas que divulgou em grande número de livros.


    2° Dedicou-se então à taxionomia e firmou alguns pontos importantes, como a retirada dos aracnídeos e crustáceos da classe dos insetos. Também iniciou uma triagem na classe dos vermes, de Lineu, e nos equinodermos. Foi levado a procurar um sistema natural de classificação e a abandonar o princípio da fixidez das espécies, em franca oposição aos ditadores da ciência francesa da época, Georges Cuvier e Buffon. Seus conceitos sobre a continuidade da matéria viva levaram-no a considerar em conjunto o estudo dos princípios básicos dos organismos, em um campo da ciência que denominou biologia. Cedo reconheceu a existência da variação dentro das espécies, que explicou como decorrente da ação do meio ambiente sobre os organismos.
    Lamarck admitiu uma ação mais direta sobre as plantas e animais inferiores. Sobre os demais, onde o sistema nervoso se apresenta complexo, considerou a vontade (sentiment intérieur) e a inteligência como os principais fatores adaptativos, sobre os quais o meio agiria através das necessidades que determinaria e das reações suscitadas por tais necessidades.


    3° wallace

    A evolução das espécies
    Em 1858, numa reunião da Sociedade Linneana de Londres, é apresentado conjuntamente um resumo da teoria de Darwin sobre a evolução das espécies e um ensaio de Wallace sobre o mesmo assunto, tomando como base a seleção natural.

    O trabalho de Wallace, Sobre a tendência das variedades de se afastar indefinidamente do tipo original, foi depois publicado em livro, com outros ensaios, em 1870.

    Em 1869, Wallace divulgou o resultado da ampla pesquisa feita no arquipélago malaio, onde investigou a distribuição geográfica dos animais e assinalou a diferença de exemplares encontrados nas regiões oriental e austral do arquipélago, por ele separadas através de uma linha imaginária: aWallace's line.

    A sobrevivência do mais forte
    A versatilidade de Wallace leva-o ainda a interessar-se por questões tão diferentes quanto a da nacionalização agrária (que apóia) e a vacinação (que combate).

    O trabalho de Wallace sobre a evolução das espécies, escrito em fevereiro de 1858, na Malaia, tem como ponto de partida o Ensaio sobre a população, de Thomas Robert Malthus. Anos depois, Wallace se afasta de Darwin, que defende a tese da "seleção sexual", preferindo a da sobrevivência do mais forte e, em seu espiritualismo, aceita a intervenção de causas não identificadas na evolução das espécies.
    Darwir

    A teoria do naturalista britânico Charles Robert Darwin é a mais completa sobre a evolução do ser humano, mas também é a mais ousada por causa da igreja que não acredita nessa teoria que convenceu uma comunidade cientifica que até premiou esse naturalista britânico que ficoufamoso por causa dessa teoria.
    Só que essa teoria também foi uma das mais discutidas até hoje, muitos não acreditam de forma alguma nessa teoria comprovada pelo Charles Darwin no ano de 1859. Essa teoria continua sendo polêmica porque contradiz a teoria bíblica e a crença cristã, por esse motivo que Charles Darwin causou polêmica com sua teoria da evolução.

    camila duarte N°8 serie: 3°A

    ResponderExcluir
  12. Jean-Baptiste-Pierre-Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck, nasceu em Bazentin-le-Petit, Picardia, em 1º de agosto de 1744. Descendente de família nobre, mas de poucos recursos, ficou órfão aos 17 anos. Em Paris, dedicou-se à literatura.
    Foi nesse ambiente que lhe veio o gosto pelas ciências naturais. Tornou-se amigo do botânico Augustin Pyrame de Candolle e em 1778 publicou o livro Flore française, destinado a facilitar a identificação prática das plantas de seu país. Bem recebida, essa obra lhe valeu a admiração e proteção do conde Georges de Buffon, que o indicou para a Academia das Ciências, possibilitou-lhe a realização de diversas viagens e conseguiu-lhe um lugar de botânico no Jardin du Roi (depois Jardin des Plantes), que ocupou até 1793. Nessa data, embora botânico, foi nomeado para a cátedra de zoologia dos invertebrados no Museu Nacional de História Natural.
    Dedicou-se então à taxionomia e firmou alguns pontos importantes, como a retirada dos aracnídeos e crustáceos da classe dos insetos. Também iniciou uma triagem na classe dos vermes, de Lineu, e nos equinodermos. Foi também o primeiro a afirmar que a evolução é regida por leis e o primeiro a enunciá-las.
    De 1800 a 1806, nas aulas inaugurais dos cursos que ministrava no Museu de Paris, expôs suas idéias, que publicou em 1809 em Philosophie zoologique (Filosofia zoológica) e desenvolveu na Histoire naturelle des animaux sans vertèbres (História natural dos animais invertebrados), publicada entre 1815 e 1822. Ao contrário de Buffon, mostrou que um sistema ideal de classificação deve-se basear na anatomia comparada e na filogenia do grupo tratado.

    ResponderExcluir
  13. CHARLES DARWIN
    O processo de seleção natural originário das teses evolutivas de Charles Darwin é adotado pelos cientistas como a teoria mais viável na justificação da capacidade que determinados seres vivos possuem de sobreviverem ao longo do tempo, em detrimento de outros, e da sua aptidão para se converterem em múltiplas variedades de espécies. Todo este mecanismo está comprovado por meio de evidências fósseis.Segundo Darwin, a seleção natural ocorre através da conformação de certas propriedades benéficas ao contexto ambiental, as quais são legadas hereditariamente para os sucessores dos seres vivos. Desta forma, estas características favoráveis configuram paradigmas que se fortalecem no seio dos entes vivos. Por sua vez os traços não propícios vão rareando até desaparecerem, pois não são mais transmitidos para a posteridade. Este é o procedimento elementar da teoria evolutiva.
    Assim, os seres com fenótipos bons – elementos orgânicos que podem ser examinados, como as formas da matéria, seu crescimento, características bioquímicas, fisiológicas e comportamentais – apresentam maior dom para resistir às intempéries e se multiplicar do que os que portam fenótipos desfavoráveis.
    LAMARCK
    Em sua teoria, Lamarck sustentou que a progressão dos organismos era guiada pelo meio ambiente: se o ambiente sofre modificações, os organismos procuram adaptar-se a ele.
    Nesse processo de adaptação, um ou mais órgãos são mais usados do que outros. O uso ou o desuso dos diferentes órgãos alterariam características do corpo, e estas características seriam transmitidas para as próximas gerações. Assim, ao longo do tempo os organismos se modificariam, podendo dar origem as novas espécies.

    Segundo Lamarck, portanto, o princípio evolutivo estaria baseado em duas leis fundamentais:
    *********Lei do uso ou desuso: no processo de adaptação ao meio, o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que elas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem.
    ********Lei da transmissão dos caracteres adquiridos: alterações no corpo do organismo provocadas pelo uso ou desuso são transmitidas aos descendentes.
    TEORIA EVOLUTIVA SEGUNDO DARWIN E WALLACE.
    *EVOLUÇÃO – O mundo vivo não foi criado nem se recicla perpetuamente. Os organismos estão em um lento mas constante processo de mutação.
    *O ANCESTRAL COMUM – Todo grupo de organismos descende de um ancestral comum. Os homens e os macacos atuais, por exemplo, divergiram de um mesmo ancestral, há cerca de 4 milhões de anos. Todos os seres vivos, em última instância, descendem de uma simples e primitiva forma de vida – a chamada "ameba original".
    *MULTIPLICAÇÃO DAS ESPÉCIES – As espécies vivas tendem a se diferenciar com a passagem das eras. Darwin desenhou a primeira "árvore da vida" em que espécies "tronco" vão dando origem a outras que saem do veio principal como "galhos".
    GRADUALISMO – As populações se diferenciam gradualmente, de geração em geração, até que as espécies que seguiram por um "galho" da árvore da vida não mais pertençam à mesma espécie do "tronco" e de outros "galhos".
    *SELEÇÃO NATURAL – É a teoria essencial do darwinismo. Ela se baseia no fato de que os seres vivos sofrem mutações genéticas e podem passá-las a seus descendentes. Cada nova geração tem sua herança genética colocada à prova pelas condições ambientais em que vive. A evolução é oportunista e randômica. O que é isso? Primeiro, o processo evolutivo seleciona (ou seja, mantém vivos e com mais chance de passar adiante seus genes) os animais e plantas cujas mutações são mais favorecidas pelo ambiente em que são obrigados a viver. Segundo, as mutações ocorrem ao acaso, e não com o objetivo de melhorar as chances de sobrevivência de quem as sofre. Um exemplo simples: os peixes primitivos não podiam tirar oxigênio diretamente da água. Alguns passaram por mutações que os dotaram dessa capacidade.


    nome: Henrique Santos Correa nº13 3ºC MATUTINO

    ResponderExcluir
  14. Biografia de Charles Darwin
    Charles Robert Darwin nasceu na cidade de Shewsbury, Inglaterra, em 12 de fevereiro de 1809, era neto de Erasmus, poeta, médico e filósofo, perdeu a mãe aos oito anos de idade e sempre incentivado pelo pai aos estudos. Matriculou-se no curso de medicina da Universidade de Edinburgh, lá foi perseguido por colegas e professores quanto aos seus experimentos cirúrgicos sem anestesia.Em 1859, publicou o seu primeiro livro mais conhecido “ A Origem das Espécies”. No decorrer dos anos muitos cientistas lhe deram razão, porém há teses que questionam suas conclusões. Charles Darwin faleceu em 19 de abril de 1882, em Downe, Inglaterra, de ataque cardíaco, foi enterrado na abadia de Westminster sob pedido do parlamento inglês.

    Biografia Alfred Russel Wallace
    Alfred Russel Wallace nasceu em Usk, Monmouthshire, na Inglaterra, em 8 de janeiro de 1823 e morreu em Broadstone, Dorset, também na Inglaterra, a 7 de novembro de 1913.Viajou extensamente - entre 1854 e 1862 - pelo arquipélago malaio. Depois, fixou-se em seu país, dedicando-se a pesquisas científicas que divulgou em grande número de livros.

    A evolução segundo Lamarck
    Em 1809, 0 biólogo francês Jean Baptiste lamarck propôs uma teoria para explicar de qual maneira os seres vivos evoluem. Segundo Lamarck, uma grande alteração no meio ambiente provocaria, em uma espécie, uma necessidade de se modificar. Essa necessidade levaria à formação de novos hábitos. Essa idéia aliada a observação da natureza lavaram Lamarck o formular as duas leis básicas de sua teoria evolutiva. Lamarck baseou sua teoria em duas suposições: a lei do uso a desuso a lei dos caracteres adquiridos. Lei do Uso a Desuso: Segundo tal lei, quanto mais uma parta ou órgão do corpo é usada, mais se desenvolva; contrariamente as partes que não são usadas enfraquecem, atrofiam chegando até a desaparecer.
    A teoria de Darwin
    Charles Darwin ( 1809-1882 ), naturalista inglês, desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.
    TEORIA EVOLUTIVA SEGUNDO WALLACE.
    Alfred Russel Wallace jamais fez tal afirmação, e o que se sabe oficialmente na comunidade científica é que ele e Charles Robert Darwin publicaram conjuntamente, em 1º de julho de 1858, a Teoria da Evolução pela Seleção Natural. Portanto, oficialmente ambos compartilham crédito.Existiam "teorias" de evolução bem antes de Charles Darwin e Alfred Russel Wallace, como as ideías de Jean Baptiste Lamarck e de Georges-Louis Leclerc, ou Conde de Buffon. A inovação registrada na publicação conjunta de 1858 de Darwin e Wallace[1] não é a Teoria da Evolução (mutabilidade dos seres vivos através das gerações, gerando complexidade), mas:
    A Teoria da Seleção Natural como seu mecanismo principal.
    A ancestralidade comum dos seres vivos.

    ResponderExcluir
  15. Charles Darwin
    Charles Darwin (1809 - 1882) foi um naturalista inglês, nascido em Shrewsbury e um notável cientista do Séc. XI. É conhecido por ser o autor da teoria da evolução das espécies, através da seleção natural.
    Darwin deixou sua cidade com 16 anos, para estudar Medicina na Universidade de Edinburgh.Porém, o pai de Charles o obrigou a mudar de caminho, e ir para a Universidade de Cambridge, para tornar-se clérigo da Igreja da Inglaterra.

    Alfred Russel Wallace
    Alfred Russel Wallace nasceu em Usk, Monmouthshire, na Inglaterra, em 8 de janeiro de 1823 e morreu em Broadstone, Dorset, também na Inglaterra, a 7 de novembro de 1913.
    Trabalhou, inicialmente, como topógrafo e arquiteto. Por volta de 1840 começou a interessar-se por botânica. Em 1848, iniciou viagem pelo Amazonas, ali permanecendo até 1850. A valiosa coleção acumulada nessa expedição foi consumida pelo fogo na viagem de volta, embora Wallace tenha conservado as anotações que lhe permitiram escrever um livro sobre a Amazônia.

    A teoria de Lamarck
    Segundo Lamarck, o principio evolutivo estaria baseado em duas Leis fundamentais:
    Lei do uso ou desuso: o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que estas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem.
    Lei da transmissão dos caracteres adquiridos : alterações provocadas em determinadas características do organismo, pelo uso e desuso, são transmitidas aos descendentes.
    Lamarck utilizou vários exemplos para explicar sua teoria. Segundo ele, as aves aquáticas tornaram-se pernaltas devido ao esforço que faziam no sentido de esticar as pernas para evitarem molhar as penas durante a locomoção na água. A cada geração, esse esforço produzia aves com pernas mais altas, que transmitiam essa característica à geração seguinte. Após várias gerações, teriam sido originadas as atuais aves pernaltas.
    A teoria de Lamarck não é aceita atualmente, pois suas ideias apresentam um erro básico: as características adquiridas não são hereditárias.
    Verificou-se que as alterações em células somáticas dos indivíduos não alteram as informações genéticas contida nas células germinativas, não sendo, dessa forma, hereditárias.

    TEORIA EVOLUTIVA SEGUNDO DARWIN E WALLACE:
    Darwin e Wallace desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural. Os indivíduos de uma mesma espécie apresentam variações em todos os caracteres, não sendo, portanto, indenticos entre si.
    • Todo organismo tem grande capacidade de reprodução, produzindo muitos descendentes. Entretanto, apenas alguns dos descendentes chegam à idade adulta.
    • O número de indivíduos de uma espécie é mantido mais ou menos constante ao longo das gerações.
    • Assim, há grande "luta" pela vida entre os descendentes, pois apesar de nascerem muitos indivíduos poucos atingem a maturalidade, o que mantém constante o número de indivíduos na espécie.
    • Na "luta" pela vida, organismos com variações favoráveis ás condições do ambiente onde vivem têm maiores chances de sobreviver, quando comparados aos organismos com variações menos favoráveis.
    • Os organismos com essas variações vantajosas têm maiores chances de deixar descendentes. Como há transmissão de caracteres de pais para filhos, estes apresentam essas variações vantajosas.
    • Assim , ao longo das gerações, a atuação da seleção natural sobre os indivíduos mantém ou melhora o grau de adaptação destes ao meio.

    Camila Fernanda - N°06 - 3°B - Matutino

    ResponderExcluir
  16. Lamarck
    Lamarck nasceu na França, e morreu em 28 de dezembro de 1829 em Paris depois de ver suas teorias como naturalista, desacreditadas.
    Hoje considerado como o pai da biologia como ciência. Aliás, foi ele próprio quem cunhou o termo biologia.
    Lamarck era de uma família de onze filhos e que possuía uma tradição militar secular. Sendo assim, após a morte de seu pai, Lamarck abandona o seminário Jesuíta.
    Segundo ele, as aves aquáticas tornaram-se pernaltas devido ao esforço que faziam no sentido de esticar as pernas para evitarem molhar as penas durante a locomoção na água. A cada geração, esse esforço produzia aves com pernas mais altas, que transmitiam essa característica à geração seguinte.
    A teoria de Lamarck não é aceita atualmente, pois as características adquiridas não são hereditárias.
    Verificou-se que as alterações em células somáticas dos indivíduos não alteram as informações genéticas contida nas células germinativas.
    Charles Darwin
    Charles Darwin nasceu na Inglaterra. Durante um período de cinco anos, ele colaborou com pesquisas realizadas nas costas e em ilhas da América do Sul, Austrália e Nova Zelândia.
    Ficou surpreso com o grande número de espécies de plantas e de animais que, até então, eram desconhecidos que só conheceu na ilha dos Galápagos, na América do Sul.
    Reuniram fósseis e vivo que foram enviados à Inglaterra. Onde partir de suas anotações, Charles deu início a sua obra "Origem das Espécias".
    Sabe-se os primeiros seres vertebral tinham a forma de peixe, e somente milhões de anos após é que os primeiros anfíbios passaram a existir, e depois vieram os répteis, pássaros e mamíferos.
    Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes.
    •Os indivíduos de uma mesma espécie apresentam variações em todos os caracteres, não sendo, portanto, indenticos entre si.
    •Todo organismo tem grande capacidade de reprodução, produzindo muitos descendentes.
    •O número de indivíduos de uma espécie é mantido mais ou menos constante ao longo das gerações.
    •Assim, há grande "luta" pela vida entre os descendentes, pois apesar de nascerem muitos indivíduos poucos atingem a maturalidade.
    •Na "luta" pela vida, organismos com variações favoráveis ás condições do ambiente onde vivem têm maiores chances de sobreviver.
    •Os organismos com essas variações vantajosas têm maiores chances de deixar descendente.
    •Assim, ao longo das gerações, a atuação da seleção natural sobre os indivíduos mantém ou melhora o grau de adaptação destes ao meio.
    Alfred Russel Wallace
    Ao nascer, em 08 de janeiro de 1823, na Monmouthshire, Inglaterra, Alfred Russel Wallace tinha dois irmãos mais velhos.
    Teve uma infância difícil e, ainda adolescente, foi trabalhar, que se tornara carpinteiro, em Londres.
    Em 1848 percorreu a bacia amazônica e, quando voltou, também escreveu um livro no qual descrevia sua viagem, apesar de um incêndio no navio ter destruído parcialmente suas anotações.
    Em seus últimos anos, jamais admitiu ser o homem o fruto de uma longa evolução a partir de animais inferiores e sempre procurou diferenciar o corpo da alma. Lutou contra a vacinação e aderiu ao espiritualismo e ao socialismo.
    Foi também, na Inglaterra, um grande defensor do Espiritismo. Um de seus livros, o "Lês Mirasses et lê Modern Spiritualisme", ajudou muito na difusão do.
    O rigor científico de seus relatórios incentivou Cruores para investigar estes fenômenos. Wallace realizou sessões com alguns médiuns, dentre eles, Sade, o qual testemunhou o fenômeno da escrita direta sobre lousas.
    Anderson Antunes 3ºC matutino Nº04

    ResponderExcluir
  17. Biografia de Lamarck
    Lamarck foi um Biólogo francês, nasceu dia 1º/8/1744 e morreu no ano de 1829. Sendo ele o precursor da Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin. Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, Pseudônimo Lamarck, nasce em Bazentin-le-Petit, na região francesa de Picardy, ao norte da França. Filho mais novo de 11 irmãos de um barão francês da infantaria, entra para o Exército aos 24 anos. Abandona a carreira militar para dedicar-se à medicina e à botânica em 1768. Dez anos depois, publica os três volumes de Flora Francesa, obra que lhe vale a nomeação como botânico do herbário real. Em 1793 assume o cargo de professor de zoologia do Museu de História Natural de Paris. Em 1801 apresenta a distinção entre os animais vertebrados e os invertebrados em História Natural dos Animais sem Vértebras. Em Filosofia Zoológica, de 1809, expõe pela primeira vez sua teoria da evolução, mais tarde conhecida como lamarckismo. Como precursor da teoria de Darwin, defende a ideia de que a necessidade de se adaptar às mudanças do meio ambiente é o que explica a evolução das espécies, ao transmitir a mutação às futuras gerações. É considerado hoje fundador da biologia como ramo específico da ciência.

    Biografia de Darwin Charles Robert Darwin nasceu em 12 de fevereiro de 1809, na cidade de Shewsbury, Inglaterra, era neto de Erasmus, poeta, médico e filósofo, perdeu a mãe aos oito anos de idade e sempre incentivado pelo pai aos estudos. Matriculou-se no curso de medicina da Universidade de Edinburgh, lá foi perseguido por colegas e professores quanto aos seus experimentos cirúrgicos sem anestesia. O seu pai, Robert Darwin, o incentivou à vida religiosa, influência que levou Charles Darwin a ir estudar na Universidade de Cambridge com o intuito de seguir o sacerdócio anglicano, em Cambridge conheceu o botânico John Stevens Henslow que o influenciou nos estudos em História Natural. Em 31 de dezembro de 1831, abandona a vida religiosa e segue viagem numa expedição científica a bordo do navio Beagle. Durante cinco anos, de 1831 a 1836, Charles Darwin navegou pela costa do pacífico e pela América do Sul, inclusive o Brasil. Darwin colhia grandes coleções de rochas, plantas, animais vivos e fósseis. Elaborou um caderno onde esboçava dados e teses sobre a evolução das espécies, ele sempre se perguntava como as espécies surgiam e desapareciam. Em 1859, publicou o seu primeiro livro mais conhecido “ A Origem das Espécies”. No decorrer dos anos muitos cientistas lhe deram razão, porém há teses que questionam suas conclusões. Charles Darwin faleceu em 19 de abril de 1882, em Downe, Inglaterra, de ataque cardíaco, foi enterrado na abadia de Westminster sob pedido do parlamento inglês.

    Biografia de Wallace
    Alfred Russel Wallace nasceu em Usk, Monmouthshire, na Inglaterra, em 8 de janeiro de 1823 e morreu em Broadstone, Dorset, também na Inglaterra, a 7 de novembro de 1913.
    Trabalhou, inicialmente, como topógrafo e arquiteto. Por volta de 1840 começou a interessar-se por botânica. Em 1848, iniciou viagem pelo Amazonas, ali permanecendo até 1850. A valiosa coleção acumulada nessa expedição foi consumida pelo fogo na viagem de volta, embora Wallace tenha conservado as anotações que lhe permitiram escrever um livro sobre a Amazônia.
    Viajou depois extensamente - entre 1854 e 1862 - pelo arquipélago malaio. Depois, fixou-se em seu país, dedicando-se a pesquisas científicas que divulgou em grande número de livros.

    ALUNA: Tairine de Oliveira Nº 38

    ResponderExcluir
  18. Teoria da Evolução Segundo Lamarck A teoria de Lamarck baseou-se em dois princípios básicos: o conceito de que é uma característica intrínseca dos seres vivos evoluírem para um nível de complexidade e perfeição cada vez maiores, motivo pelo qual Lamarck acreditava que os seres haviam evoluído de microorganismos simples originados de matéria não viva (teoria da geração espontânea, bastante popular na época de Lamarck), para organismos mais complexos; O segundo princípio foi o do “uso e desuso”, que o foi o ponto crucial da teoria de Lamarck e dizia, basicamente, que o que não é usado atrofia e o que é usado se desenvolve sendo passado para as gerações futuras. Ou seja, órgãos, membros e outras características dos seres vivos que fossem usadas acabariam se desenvolvendo e passando de geração para geração. Ocorrendo a transmissão hereditária das características adquiridas.

    Teoria da Evolução Segundo Darwin e Wallace
    Foi Darwin juntamente com wallace quem desenvolveu o que chamamos de “teoria de evolução pela seleção natural” que pode ser resumida nos seguintes tópicos:
    As populações têm potencial para crescer em progressão geométrica aumentando exponencialmente o número de indivíduos; Entretanto isso não acontece: o número de indivíduos de uma mesma espécie, em cada geração, mantém-se aproximadamente constante; O não crescimento populacional só pode ser explicado por elevada taxa de mortalidade; A mortalidade elevada explica-se pelo fato de os indivíduos não serem iguais entre si. As variações que apresentam, na maior parte de origem hereditária, podem ou não lhes ser úteis no ambiente onde vivem. Isso representa que alguns se mostram mais capazes do que outros para sobreviver e deixar descendentes; Verifica-se, portanto, uma luta pela sobrevivência que é vencida pelos indivíduos mais aptos, ou seja, que possuem variações que melhor os adaptem ao meio ambiente;
    Em síntese, a natureza seleciona os indivíduos mais aptos. A esse processo Darwin deu o nome de seleção natural.
    ALUNA: Tairine de Oliveira Nº 38

    ResponderExcluir
  19. BIOGRAFIA DE LAMARCK
    Jean – Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck nasceu em 01 de agosto de 1744 em Bazentin-le-Petit, norte da França, e morreu em 28 de dezembro de 1829 em Paris depois de ver suas teorias como naturalista, desacreditadas.
    Embora não tenha obtido reconhecimento durante toda sua vida, Lamarck é hoje considerado como o pai da biologia como ciência. Aliás, foi ele próprio quem cunhou o termo “biologia”, além de vários outros usados até hoje pelos biólogos.

    LAMARCK TEORIA EVOLUCIONISTA
    A teoria de Lamarck baseou-se em dois princípios básicos: o conceito de que é uma característica intrínseca dos seres vivos evoluírem para um nível de complexidade e perfeição cada vez maiores, motivo pelo qual Lamarck acreditava que os seres haviam evoluído de microorganismos simples originados de matéria não viva (teoria da geração espontânea, bastante popular na época de Lamarck), para organismos mais complexos; O segundo princípio foi o do “uso e desuso”, que o foi o ponto crucial da teoria de Lamarck e dizia, basicamente, que o que não é usado atrofia e o que é usado se desenvolve sendo passado para as gerações futuras. Ou seja, órgãos, membros e outras características dos seres vivos que fossem usadas acabariam se desenvolvendo e passando de geração para geração. Ocorrendo a transmissão hereditária das características adquiridas.
    Segundo Lamarck, o principio evolutivo estaria baseado em duas Leis fundamentais:
    Lei do uso ou desuso: o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que estas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem.
    Lei da transmissão dos caracteres adquiridos : alterações provocadas em determinadas características do organismo, pelo uso e desuso, são transmitidas aos descendentes.

    TEORIAS EVOLUTIVAS SEGUNDO CHARLES DARWIN E WALLACE
    Quando Wallace enviou a Darwin seus manuscritos – devemos nos lembrar que este voltou da expedição bastante reconhecido como cientista - é que ele foi impulsionado a publicar suas ideias. Seguindo o conselho de amigos, a teoria foi revelada com a autoria dos dois, em 1858.
    Vamos conhecer os aspectos desta teoria:

    - Em qualquer grupo de espécies, todos os indivíduos possuem ancestrais em comum, em algum momento da história evolutiva. Assim, são descendentes destes, com modificações: resultado da seleção natural.

    - Indivíduos da mesma espécie, mesmo que parentes próximos, possuem variações entre si: resultado de mutações e/ou reprodução sexuada. Algumas dessas são hereditárias, ou seja, podem ser transmitidas para a geração seguinte.

    - A limitação na disponibilidade de recursos faz com que indivíduos de uma população lutem, diretamente ou indiretamente, por esses e pela sua sobrevivência. Dessas variações, algumas podem ser vantajosas nesse sentido, permitindo que alguns, nesse cenário, se destaquem e outros não. Esses últimos podem não sobreviver e tampouco podem se reproduzir.

    - Aqueles que sobrevivem (os mais aptos), podem transmitir à prole tal característica que permitiu sua vitória, caso seja hereditária.

    - Esse processo, denominado seleção natural, resulta na adaptação de determinados indivíduos ao ambiente, frente a outros não adaptados, e também no surgimento de novas espécies.

    Aluna - Lorraine Ferreira N21 3 ano C matutino

    ResponderExcluir
  20. Biografia
    Jean Baptiste Lamarck nasceu no dia 1 de agosto de 1744 na cidade de Bazentin (França) e faleceu no ano de 1829, em Paris. Foi um importante biólogo, pois seus estudos contribuíram muito para a sistematização dos conhecimentos da História Natural.Foi Lamarck quem começou a usar o termo “biologia” para designar a ciência que estuda os seres vivos. Foi este cientista também que fundou os estudos de paleontologia dos invertebrados.
    As teorias desenvolvidas por Lamarck eram transformistas, ou seja, partia do princípio de que os seres vivos evoluem e se transformam. Desta forma, os organismos mais simples, com o passar do tempo, iriam se transformando em seres mais complexos, até atingirem uma condição de vida ideal e perfeita.
    Teoria do Uso e Desuso Explica que os órgãos que são pouco utilizados durante a vida de um animal vai, com o passar do tempo, atrofiando e perdendo suas funções até desaparecer. Por outro lado, os órgãos mais utilizados, cujas funções para a sobrevivência são fundamentais, tendem a ganhar força e se desenvolverem de forma proporcional ao tempo utilizado. Para explicar esta teoria, Lamarck utilizou o exemplo das girafas. Estes animais, necessitando obter seus alimentos no topo de árvores altas, fortaleciam com tempo (de gerações para gerações) o pescoço e, por isso, tinham esta parte do corpo bem desenvolvida.
    Teoria das características adquiridas Lamarck afirmava que o meio ambiente estava permanentemente sofrendo modificações e evoluções. Logo, o corpo dos seres vivos possuíam a capacidade de transformação com o objetivo de se adaptarem às mudanças do meio ambiente. As transformações adquiridas por uma espécie seriam transmitidas para seus descendentes. Como o passar de gerações (milhões de anos) as espécies vão acumulando transformações, dando origem a novos grupos de seres vivos. Em suma, as modificações do meio ambiente vão “forçando” e gerando necessidades de transformações anatômicas, orgânicas e comportamentais nas espécies.
    As teorias de Lamarck influenciaram os estudos evolucionistas desenvolvidos por Charles Darwin. Na terceira edição de Origem das Espécies,Darwin chegou a elogiar as pesquisas de Lamarck.
    As pesquisas nas áreas de genética e hereditariedade, desenvolvidas na segunda metade do século XX, invalidaram a teoria das características adquiridas desenvolvidas por Lamarck.

    Alunos: Daniel e Diwlaina 3ºC

    ResponderExcluir
  21. Jean – Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck nasceu em 01 de agosto de 1744 em Bazentin-le-Petit, norte da França, e morreu em 28 de dezembro de 1829 em Paris depois de ver suas teorias como naturalista, desacreditadas.Embora não tenha obtido reconhecimento durante toda sua vida, Lamarck é hoje considerado como o pai da biologia como ciência. Aliás, foi ele próprio quem cunhou o termo “biologia”, além de vários outros usados até hoje pelos biólogos.

    Antes que a teoria da evolução de Charles Darwin fosse aceita como correta pelo meio científico (e isso só aconteceu uns cem anos depois de sua morte) vários outros pesquisadores (alguns nem tanto…) criaram teorias para tentar explicar a evolução dos seres vivos. Um deles foi Jean – Baptiste Pierre Antoine de Monet (1744-1829).
    A teoria de Lamarck baseou-se em dois princípios básicos: o conceito de que é uma característica intrínseca dos seres vivos evoluírem para um nível de complexidade e perfeição cada vez maiores, motivo pelo qual Lamarck acreditava que os seres haviam evoluído de microorganismos simples originados de matéria não viva (teoria da geração espontânea, bastante popular na época de Lamarck), para organismos mais complexos; O segundo princípio foi o do “uso e desuso”, que o foi o ponto crucial da teoria de Lamarck e dizia, basicamente, que o que não é usado atrofia e o que é usado se desenvolve sendo passado para as gerações futuras. Ou seja, órgãos, membros e outras características dos seres vivos que fossem usadas acabariam se desenvolvendo e passando de geração para geração. Ocorrendo a transmissão hereditária das características adquiridas.

    Nome:wilker pavão e maylon arinos nº29 e 22 3ºC

    ResponderExcluir
  22. Lamarck
    Também conhecido como Chevalier de Lamarck , o naturalista francês que ainda estudou medicina, física e meteorologia, publicou a teoria que hoje chamamos de lamarckismo no seu livro Philosophie Zoologigue (1809). A teoria de Lamarck baseou-se em dois princípios básicos, o conceito de que é uma característica intrínseca dos seres vivos evoluírem para um nível de complexidade e perfeição cada vez maiores, motivo pelo qual Lamarck acreditava que os seres haviam evoluído de microorganismos simples originados de matéria não viva (teoria da geração espontânea, bastante popular na época de Lamarck).
    Jean-Baptiste Lamarck, contrariando a teoria fixista da época, defendeu a teoria de que as características das espécies mudavam com o tempo. Em sua teoria, os órgãos que eram utilizados desenvolviam, enquanto os que não eram, atrofiavam. Esta é a Lei douso e desuso dos órgãos.


    Darwin e Wallace
    Charles Darwin (1809-1882) foi botânico e durante anos procurou dar uma explicação para a grande diversidade de espécies.
    Darwin não chegou as suas conclusões sozinho. Durante suas viagens, escrevia cartas para amigos pesquisadores - principalmente Alfred Wallce, considerado co-autor da teoria da evolução) - e colecionava “coisas” interessantes (penas, rochas, insetos, fósseis) que mais tarde se tornaram seu grande acervo de investigação. A teoria da evolução de Darwin ficou conhecida como Darwinismo e pode ser resumidamente enunciada.
    Durante a transição de gerações considerável número de indivíduos falece, antes mesmo de procriarem. Os que sobrevivem e geram descendentes são aqueles selecionados e adaptados ao meio devido às relações com os de sua espécie e também ao ambiente onde vivem. A cada geração, a seleção natural favorece a permanência das características adaptadas, constantemente aprimoradas e constantemente melhoradas. É a evolução das espécies. Hoje, com o conhecimento da genética, a teoria da Darwin foi incorporada à novos elementos, e passou a ser nomeada de Neodarwinismo.




    Alunos: Gabriel Feitosa,Larisse Costa e Maria Luiza Santos 3ºano B

    ResponderExcluir
  23. alisson,marcelo,kaique n°03,30,46 3°b
    Alfred Russel Wallace nasceu em Usk, Monmouthshire, na Inglaterra, em 8 de janeiro de 1823 e morreu em Broadstone, Dorset, também na Inglaterra, a 7 de novembro de 1913.

    Trabalhou, inicialmente, como topógrafo e arquiteto. Por volta de 1840 começou a interessar-se por botânica. Em 1848, iniciou viagem pelo Amazonas, ali permanecendo até 1850. A valiosa coleção acumulada nessa expedição foi consumida pelo fogo na viagem de volta, embora Wallace tenha conservado as anotações que lhe permitiram escrever um livro sobre a Amazônia.

    Viajou depois extensamente - entre 1854 e 1862 - pelo arquipélago malaio. Depois, fixou-se em seu país, dedicando-se a pesquisas científicas que divulgou em grande número de livros.

    ResponderExcluir
  24. alisson,marcelo,kaique n°03,30,46 3°b

    A evolução biológica consiste de mudanças em indivíduos de uma população as quais são transmitidas de uma geração a outra. Esse processo resulta, ao longo do tempo, no aparecimento de novas raças e novas espécies. É importante salientar que a idéia de evolução não é apenas uma especulação. Nos dois últimos séculos tem-se acumulado enorme quantidade de evidências favoráveis à evolução fato que nos dá certeza de que ela ocorreu no passado e continua a ocorrer.

    Isso significa que todas as formas vivas atualmente conhecidas, inclusive o homem, evoluíram a partir de espécies primitivas. Mas, como a evolução ocorre? De que natureza é o mecanismo que permite a modificação de espécies, o surgimento de outras e até a extinção de algumas delas?

    Tais perguntas inquietaram vários naturalistas. Empenhando-se em respondê-las propuseram teorias evolucionistas ou transformistas. Negando a imutabilidade das espécies, afrontado idéias fixistas, naturalistas do século 19 utilizaram conhecimentos disponíveis em sua época para explicar o evolucionismo. Das hipóteses então levantadas duas merecem destaque: as propostas por Lamarck (lamarquismo) e por Darwin (darwinismo).

    ResponderExcluir
  25. Há 150 anos vinha a público uma idéia que revolucionou os estudos biológicos e modificou radicalmente a visão que o ser humano tinha de si mesmo.
    Na verdade, só no ano seguinte, quando Darwin publicou o livro "Origem das Espécies", a teoria evolucionista - que também se tornou conhecida como darwinismo - produziu todo seu impacto. Entre suas implicações, encontrava-se o questionamento da atuação divina na criação das espécies. A idéia de criação era substituída pela de evolução, regida pelo princípio da seleção natural. Nascia uma polêmica que ainda não se encontra encerrada: evolucionistas e criacionistas continuam a se enfrentar - com maior ou menos afinco - até os dias de hoje.
    Alisson, Marcelo Kaique n°03,30,46

    ResponderExcluir
  26. Eduardo e Marcos e Wellerson nº50 nº31 nº42

    Jean Baptiste Lamarck foi o cientista francês que criou a teoria evolucionista denominda Lamarckismo.Em 1793 assume o cargo de professor de zoologia do Museu de História Natural de Paris. Em 1768, abandona a carreira militar para se dedicar à medicina e à botânica. Como precursor da teoria de Darwin, defende a ideia de que a necessidade de se adaptar às mudanças do meio ambiente explica a evolução das espécies, ao transmitir a mutação às futuras gerações.

    Darwin


    Charles Darwin (1809 - 1882) foi um naturalista inglês, nascido em Shrewsbury e um notável cientista do Séc. XI. É conhecido por ser o autor da teoria da evolução das espécies, através da seleção natural.

    Darwin deixou sua cidade com 16 anos, para estudar Medicina na Universidade de Edinburgh.Porém, o pai de Charles o obrigou a mudar de caminho, e ir para a Universidade de Cambridge, para tornar-se clérigo da Igreja da Inglaterra.

    A vida religiosa não lhe agradou e alguns anos depois ele aceitou um convite para tornar-se membro de uma expedição científica. Darwin passou cinco anos navegando pela costa do Pacífico e pela América do sul, aportando em quase todos os locais, inclusive no Brasil. Logo depois, Darwin foi chamado para tornar-se geólogo, botânico e zoologista.

    Em todos lugares que passou, Darwin reuniu grandes coleções de rochas, plantas e animais (fósseis e vivos), que foram enviados à Inglaterra, onde ele logo regressou. A partir de suas anotações, Charles deu início a sua obra "Origem das Espécias". Logo depois, nasceu à famosa doutrina darwinista da seleção natural, da luta pela sobrevivência ou da sobrevivência do mais apto - pedra fundamental do seu livro, que foi publicada em 1859, sob muitas críticas.

    Charles continuou escrevendo sobre a sobrevivência das espécies, morreu com 73 anos, e foi sepultado na Abadia de Westminster.

    Alfred


    Alfred Russel Wallace nasceu em Usk, Monmouthshire, na Inglaterra, em 8 de janeiro de 1823 e morreu em Broadstone, Dorset, também na Inglaterra, a 7 de novembro de 1913.

    Trabalhou, inicialmente, como topógrafo e arquiteto. Por volta de 1840 começou a interessar-se por botânica. Em 1848, iniciou viagem pelo Amazonas, ali permanecendo até 1850. A valiosa coleção acumulada nessa expedição foi consumida pelo fogo na viagem de volta, embora Wallace tenha conservado as anotações que lhe permitiram escrever um livro sobre a Amazônia.

    Viajou depois extensamente - entre 1854 e 1862 - pelo arquipélago malaio. Depois, fixou-se em seu país, dedicando-se a pesquisas científicas que divulgou em grande número de livros.


    Teoria segundo larmarck


    egundo Lamarck qualquer animal poderia transmitir aos seus descendentes aquelas características que se atrofiavam pelo desuso ou se desenvolveram pelo uso.
    Portanto, de acordo com Lamarck as novas espécies aparecem, por evolução, devido a aquisição ou perda de caracteres.
    Numerosos exemplos da natureza foram usados por Lamarck para explicar as suas leis.

    Darwin e wallace

    Apenas quando Wallace enviou a Darwin seus manuscritos – devemos nos lembrar que este voltou da expedição bastante reconhecido como cientista - é que ele foi impulsionado a publicar suas ideias. Seguindo o conselho de amigos, a teoria foi revelada com a autoria dos dois, em 1858. O diferencial de Darwin era o conjunto de evidências e argumentos a favor da evolução que possuía. Este fato, somado à sua posição de destaque no meio científico e à publicação do livro “A origem das espécies por meio da seleção natural, ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida”, é o que faz com que, na maioria das vezes, apenas ele seja lembrado.

    Naquela época, os mecanismos de hereditariedade e mutação não eram conhecidos e, dessa forma, temos a teoria sintética da evolução (ou neodarwinismo) como uma versão aprimorada desses princípios desenvolvidos por Darwin e Wallace.

    ResponderExcluir
  27. BIOGRAFIA:
    Lamarck – Nasceu em 1 de agosto de 1744, em Bazentim. Assumiu cargo de professor de zoologia do Museu de História Natural de Paris. Lamarck entra no exercito aos 24 anos, porem não segue a carreira militar dedicando-se a medicina e a botânica.
    Darwin – Nasceu no ano de 1809 e morreu no ano de 1882, veio de uma família muito respeitada na época, seu pai sendo medico e seu avô poeta, medico e filosofo. Foi um naturalista inglês e criou a teoria da evolução natural, que segundo ele acontecia através da seleção natural. Darwin morreu de ataque cardíaco e foi enterrado na Inglaterra.
    Wallace – Nasceu em 8 de janeiro 1823 e morreu em 7 de novembro de 1913. Trabalhou, inicialmente, como topógrafo e arquiteto. Por volta de 1840 começou a interessar-se por botânica. Depois de viajar intensamente para fazer pesquisas, decidiu fixar-se em seu país, dedicando-se a pesquisas científicas que divulgou em grande número de livros.

    TEORIA EVOLUTIVA SEGUNDO LAMARK
    Sua teoria estabeleceu-se antes da teoria de Darwin, servindo como base para futuras pesquisas e descobertas, inclusive a de Darwin que modificou algumas das afirmações de Lamarck.
    A teoria de Lamarck baseou-se em dois princípios básicos: o conceito de que é uma característica intrínseca dos seres vivos evoluírem para um nível de complexidade e perfeição cada vez maiores, motivo pelo qual Lamarck acreditava que os seres haviam evoluído de microorganismos simples originados de matéria não viva (teoria da geração espontânea, bastante popular na época de Lamarck), para organismos mais complexos. O segundo princípio foi o do “uso e desuso”, que o foi o ponto crucial da teoria de Lamarck e dizia, basicamente, que o que não é usado atrofia e o que é usado se desenvolve sendo passado para as gerações futuras. Ou seja, órgãos, membros e outras características dos seres vivos que fossem usadas acabariam se desenvolvendo e passando de geração para geração. Ocorrendo a transmissão hereditária das características adquiridas.

    TEORIA EVOLUTIVA SEGUNDO DARWIN E WALLACE.
    Quando falamos em evolução biológica, geralmente o primeiro nome que nos vem à mente é o de Charles Darwin. Entretanto, não podemos atribuir todos os méritos a ele, já que Alfred Wallace também havia percebido muito dos aspectos que Darwin apontou em suas observações que guardou, basicamente em segredo, por mais de vinte anos. Apenas quando Wallace enviou a Darwin seus manuscritos – devemos nos lembrar que este voltou da expedição bastante reconhecido como cientista - é que ele foi impulsionado a publicar suas ideias. Seguindo o conselho de amigos, a teoria foi revelada com a autoria dos dois, em 1858.
    O diferencial de Darwin era o conjunto de evidências e argumentos a favor da evolução que possuía. Este fato, somado à sua posição de destaque no meio científico e à publicação do livro “A origem das espécies por meio da seleção natural, ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida”, é o que faz com que, na maioria das vezes, apenas ele seja lembrado.
    Naquela época, os mecanismos de hereditariedade e mutação não eram conhecidos e, dessa forma, temos a teoria sintética da evolução (ou neodarwinismo) como uma versão aprimorada desses princípios desenvolvidos por Darwin e Wallace.
    A seleção natural é bastante parecida com a artificial, só que essa última é o resultado de ações humanas (diretas ou indiretas) sobre determinado organismo. A penicilina, por exemplo, foi bastante usada há algumas décadas como principal agente de combate a bactérias e, atualmente, não é eficaz no tratamento de algumas doenças: consequência da seleção das bactérias resistentes, em razão do uso indiscriminado dessa substância.


    Aluna: Julia Carolini N°22 3°B

    ResponderExcluir
  28. Aluna:Tábata Larissa N°25 3°C Matutino
    Aluna:Laressa Bitencourt N°35

    01-
    Jean – Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck nasceu em 01 de agosto de 1744 em Bazentin-le-Petit, norte da França, e morreu em 28 de dezembro de 1829 em Paris depois de ver suas teorias como naturalista, desacreditadas.
    Embora não tenha obtido reconhecimento durante toda sua vida, Lamarck é hoje considerado como o pai da biologia como ciência. Aliás, foi ele próprio quem cunhou o termo “biologia”, além de vários outros usados até hoje pelos biólogos.
    Em 1768 Lamarck abandona a vida militar e passa a se dedicar ao estudo da botânica e da medicina tornando-se rapidamente um expert. Em 1778 ele publica seu primeiro livro, “Flore Française”, com a ajuda do Conde de Buffon e que é grandemente aclamado lhe rendendo o título de botânico assistente no jardim botânico real, o “Jardin des Plantes” que era então um importante centro de educação medicinal e pesquisa biológica.
    Charles Robert Darwin nasceu na cidade de Shewsbury, Inglaterra, em 12 de fevereiro de 1809, era neto de Erasmus, poeta, médico e filósofo, perdeu a mãe aos oito anos de idade e sempre incentivado pelo pai aos estudos. Matriculou-se no curso de medicina da Universidade de Edinburgh, lá foi perseguido por colegas e professores quanto aos seus experimentos cirúrgicos sem anestesia.
    Durante cinco anos, de 1831 a 1836, Charles Darwin navegou pela costa do pacífico e pela América do Sul, inclusive o Brasil. Darwin colhia grandes coleções de rochas, plantas, animais vivos e fósseis. Elaborou um caderno onde esboçava dados e teses sobre a evolução das espécies, ele sempre se perguntava como as espécies surgiam e desapareciam.
    Alfred Russel Wallace Filósofo e naturalista britânico nascido em Usk, Monmouthshire, País de Gales, que propôs o conceito de sobrevivência dos mais aptos como razão para a origem das espécies (1858) paralelamente aos estudos de Charles Robert Darwin (1809-1882). Ainda criança mostrou-se interessado por botânica, mas depois dos seus 20 anos. após conhecer (1844)Henry Walter Bates (1825-1892), naturalista britânico de Leicester, Leicestershire, que viveu na Amazônia brasileira (1848-1859), passou ao estudo dos insetos Divergiu notadamente de Darwin, que defendia a tese da seleção sexual, por preferir a da sobrevivência do mais forte e aceitar, por causa de sua tendência para o espiritualismo, a intervenção de forças superiores na evolução das espécies.

    02- A teoria de Lamarck baseou-se em dois princípios básicos: o conceito de que é uma característica intrínseca dos seres vivos evoluírem para um nível de complexidade e perfeição cada vez maiores, motivo pelo qual Lamarck acreditava que os seres haviam evoluído de microorganismos simples originados de matéria não viva (teoria da geração espontânea, bastante popular na época de Lamarck), para organismos mais complexos; O segundo princípio foi o do “uso e desuso”, que o foi o ponto crucial da teoria de Lamarck e dizia, basicamente, que o que não é usado atrofia e o que é usado se desenvolve sendo passado para as gerações futuras. Ou seja, órgãos, membros e outras características dos seres vivos que fossem usadas acabariam se desenvolvendo e passando de geração para geração. Ocorrendo a transmissão hereditária das características adquiridas.

    03- Quando falamos em evolução biológica, geralmente o primeiro nome que nos vem à mente é o de Charles Darwin. Seguindo o conselho de amigos, a teoria foi revelada com a autoria dos dois, em 1858. O diferencial de Darwin era o conjunto de evidências e argumentos a favor da evolução que possuía. Este fato, somado à sua posição de destaque no meio científico e à publicação do livro “A origem das espécies por meio da seleção natural, ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida”, é o que faz com que, na maioria das vezes, apenas ele seja lembrado.

    ResponderExcluir
  29. BIOGRAFIAS:
    JEAN – BAPTISTE PIERRE ANTOINE DE MONET, CHEVALIER DE LAMARCK nasceu em 01 de agosto de 10744 em Bazentin-le-Petit, norte da França, e morreu em 28 de dezembro de 1829 em Paris depois de ver suas teorias como naturalista, desacreditadas. Embora não tenha obtido reconhecimento durante toda sua vida, Lamarck é hoje considerado como o pai da biologia como ciência. Aliás, foi ele próprio quem cunhou o termo “biologia”, além de vários outros usados até hoje pelos biólogos.Lamarck era o mais jovem de uma família de onze filhos e que possuía uma tradição militar secular. Seu pai e todos os seus irmãos foram soldados. Sendo assim, após a morte de seu pai, Lamarck abandona o seminário Jesuíta de Amiens e participa da campanha contra a Alemanha no verão de 1761.Em 1768 Lamarck abandona a vida militar e passa a se dedicar ao estudo da botânica e da medicina tornando-se rapidamente um expert. Em 1778 ele publica seu primeiro livro, “Flore Française”, com a ajuda do Conde de Buffon e que é grandemente aclamado lhe rendendo o título de botânico assistente no jardim botânico real, o “Jardin des Plantes” que era então um importante centro de educação medicinal e pesquisa biológica.Em 1793 o “Jardin des Plantes” é transformado no Museu Nacional de História Natural e Lamarck se torna então professor de história natural dos insetos e invertebrados e depois, curador dos invertebrados (termo que ele mesmo criou).Lamarck publica, então uma série de livros sobre a zoologia e paleontologia dos invertebrados: Philosophie Zoologique, em 1809, onde relata pela primeira vez sua teoria da evolução; o primeiro volume de Histoire Naturelle dês Animaux sans Vertèbres é publicado em 1815 e o segundo em 1822. Seu trabalho também foi de grande contribuição para a classificação dos seres vivos.


    CHARLES ROBERT DARWIN (12 de fevereiro, 1809 - 19 de abril, 1882) foi o naturalista britânico cujo gênio levou à fundação das bases e princípios para a moderna teoria da evolução. Sua principal obra, A Origem das Espécies (1859), marcou o início de uma revolução nas ciências e foi o gatilho para uma profunda revisão das concepções filosóficas e religiosas vigentes, gerando persistentes e apaixonadas controvérsias na Europa vitoriana e ainda na atualidade, mesmo que em menor proporção e geralmente fora do meio científico. Darwin nasceu em Shrewsbury, Inglaterra. Darwin assumiu o papel de naturalista quando Robert McCormick (o naturalista oficial do Beagle) retornou à Inglaterra em 1832. Seu trabalho a bordo da Beagle lhe permitiu estudar tanto as propriedades geológicas de ilhas e continentes quanto uma multiplicidade de organismos e fósseis das mais diversas localidades. Em todos os lugares pelos quais passou, América do Sul, Cabo Verde, Nova Zelândia, Brasil, Galápagos, Charles Darwin coletou espécimes locais, totalizando um número enorme de organismos até então desconhecidos pela ciência para posterior estudo e minuciosa análise. As novas espécies foram então enviadas para o Museu Britânico, em uma contribuição inestimável para a ecologia.

    ALFRED RUSSEL WALLACE nasceu em Usk, Monmouthshire, na Inglaterra, em 8 de janeiro de 1823 e morreu em Broadstone, Dorset, também na Inglaterra, a 7 de novembro de 1913.
    Trabalhou, inicialmente, como topógrafo e arquiteto. Por volta de 1840 começou a interessar-se por botânica. Em 1848, iniciou viagem pelo Amazonas, ali permanecendo até 1850. A valiosa coleção acumulada nessa expedição foi consumida pelo fogo na viagem de volta, embora Wallace tenha conservado as anotações que lhe permitiram escrever um livro sobre a Amazônia.
    Viajou depois extensamente - entre 1854 e 1862 - pelo arquipélago malaio. Depois, fixou-se em seu país, dedicando-se a pesquisas científicas que divulgou em grande número de livros.

    ALUNAS:CAROLINA BRISOLA Nº10 THAINARA LIRA Nº42
    3ºA

    ResponderExcluir
  30. TEORIA EVOLUTIVA SEGUNDO LAMARCK
    A teoria de Lamarck baseou-se em dois princípios básicos: o conceito de que é uma característica intrínseca dos seres vivos evoluírem para um nível de complexidade e perfeição cada vez maiores, motivo pelo qual Lamarck acreditava que os seres haviam evoluído de microorganismos simples originados de matéria não viva (teoria da geração espontânea, bastante popular na época de Lamarck), para organismos mais complexos; O segundo princípio foi o do “uso e desuso”, que o foi o ponto crucial da teoria de Lamarck e dizia, basicamente, que o que não é usado atrofia e o que é usado se desenvolve sendo passado para as gerações futuras. Ou seja, órgãos, membros e outras características dos seres vivos que fossem usadas acabariam se desenvolvendo e passando de geração para geração. Ocorrendo a transmissão hereditária das características adquiridas.Entretanto a publicação em 1859 de “A origem das espécies” , de Charles Darwin, abalou o fundamento principal da teoria de Lamarck afirmando que a evolução das espécies se daria pelo processo de seleção natural e não pelo uso e desuso.

    TEORIA EVOLUTIVA SEGUNDO DARWIN
    Essa teoria da evolução de Darwin diz que no mundo sobrevive quem for mais forte, na natureza por isso há a evolução, os seres vivos precisam evoluir de qualquer maneira para continuarem vivos, e quem não evoluir pode ser morto pelos seres vivos que conseguiram evoluir ao longo do tempo, o homem é um grande exemplo disso por causa da sua evolução que aconteceu em milhares de anos.Os cientistas acreditam que o homem evolui dos grandes macacos para sobreviver num planeta dominado por feras selvagens, essa é a teoria desse naturalista britânico que continua sendo lembrado nas aulas de biologia.Segundo a teoria de Darwin, o ser humano no futuro será totalmente diferente, seremos todos negros, sem nariz e pelos, isso mudará totalmente a raça humana. Mas parece que Charles Darwin errou um pouco nessa teoria que continuará sendo discutida por muitos anos, tudo por causa da igreja que acredita na teoria escrita na bíblia sagrada.A teoria do Charles Darwin deve ser mais bem explicada pelos professores de biologia que também acreditam nessa teoria, basta chegar ao ensino médio para ouvir falar muito desse naturalista britânico que deixou uma teoria para ser estudada nos dias de hoje, uma teoria que não convence pessoas religiosas que só acreditam naquilo que está escrito na bíblia, mas mesmo assim todos irão estudar um pouco da teoria da evolução de Charles Robert Darwin.

    TEORIA EVOLUTIVA SEGUNDO WALLACE
    A evolução das espécies
    Em 1858, numa reunião da Sociedade Linneana de Londres, é apresentado conjuntamente um resumo da teoria de Darwin sobre a evolução das espécies e um ensaio de Wallace sobre o mesmo assunto, tomando como base a seleção natural.
    O trabalho de Wallace, Sobre a tendência das variedades de se afastar indefinidamente do tipo original, foi depois publicado em livro, com outros ensaios, em 1870.
    Em 1869, Wallace divulgou o resultado da ampla pesquisa feita no arquipélago malaio, onde investigou a distribuição geográfica dos animais e assinalou a diferença de exemplares encontrados nas regiões oriental e austral do arquipélago, por ele separadas através de uma linha imaginária: a Wallace's line.

    A SOBREVIVÊNCIA DO MAIS FORTE
    A versatilidade de Wallace leva-o ainda a interessar-se por questões tão diferentes quanto a da nacionalização agrária (que apóia) e a vacinação (que combate).
    O trabalho de Wallace sobre a evolução das espécies, escrito em fevereiro de 1858, na Malaia, tem como ponto de partida o Ensaio sobre a população, de Thomas Robert Malthus. Anos depois, Wallace se afasta de Darwin, que defende a tese da "seleção sexual", preferindo a da sobrevivência do mais forte e, em seu espiritualismo, aceita a intervenção de causas não identificadas na evolução das espécies.
    Seus trabalhos sobre a fauna oriental e austral fazem de Wallace um dos fundadores da geografia animal.

    ALUNAS:CAROLINA BRISOLA Nº10 E THAINARA LIRA Nº42
    3ºA

    ResponderExcluir
  31. Lamarck:
    Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck, foi um naturalista francês que desenvolveu a teoria dos caracteres adquiridos, uma teoria da evolução agora desacreditada. Lamarck personificou as ideias pré-darwinistas sobre a evolução. Foi ele que, de fato, introduziu o termo biologia.

    Darwin:
    Charles Robert Darwin, foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual. Esta teoria se desenvolveu no que é agora considerado o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na Biologia. Foi laureado com a medalha Wollaston concedida pela Sociedade Geológica de Londres, em 1859.

    Russel:
    Alfred Russel Wallace,foi um naturalista, geógrafo, antropólogo e biólogo britânico.
    Em fevereiro de 1858, durante uma jornada de pesquisa nas ilhas Molucas, Indonésia, Wallace escreveu um ensaio no qual praticamente definia as bases da teoria da evolução e enviou-o a Charles Darwin, com quem mantinha correspondência, pedindo ao colega uma avaliação do mérito de sua teoria, bem como o encaminhamento do manuscrito ao geólogo Charles Lyell.

    Itamar Jaime de Medeiros nº23 - 3ºA

    ResponderExcluir
  32. Teoria de Lamarck:
    A teoria da Evolução de Lamarck é fundamentada em dois aspectos: (1) A tendência dos seres para um melhoramento constante rumo à perfeição, um aumento da complexidade dos seres menos desenvolvidos aos mais desenvolvidos; esta tendência seria uma força externa, semelhante a atração gravitacional, que se agisse isoladamente geraria um linha contínua e progressiva. Porém, esta tendência não atua sozinha na evolução, há a lei (2) do uso e desuso que conjugada com a transmissão dos caracteres adquiridos provoca desvios na linha evolutiva.
    Segundo a lei do uso e desuso (que era uma idéia plenamente aceita na Europa mesmo antes de Lamarck e que também foi defendida por Charles Darwin) os indivíduos perdem as características de que não precisam e desenvolvem as que utilizam. O uso contínuo de um órgão ou parte do corpo faz com que este se desenvolva e seja apto para o correto funcionamento, e o desuso de um órgão ou parte do corpo faz com que este se atrofie e com o tempo perca totalmente sua função no corpo do indivíduo. Estas mudanças são transmitidas aos descendentes através da: Transmissão das características adquiridas - O uso e desuso de partes do corpo provocam alterações no organismo do indivíduo, essas alterações podem ser transmitidas às gerações seguintes. Por exemplo as crias das girafas herdam o pescoço comprido dos pais que supostamente o desenvolvem quando comem folhas das árvores mais altas. Desta forma surgiriam as novas espécies, que na verdade nada tem de novo, são apenas alterações das já existentes, desvios na linha evolutiva.

    Teoria de Darwin e Russel:
    Em 1858, Charles Darwin e Alfred Russel Wallace publicaram uma nova teoria evolutiva, que foi explicada em detalhes no livro de Darwin A origem das espécies em 1859. Diferente de Lamarck, Darwin propôs o conceito de que os organismos apresentam uma origem comum, e se diferenciam de maneira a formar uma árvore da vida. A teoria fundamentava-se na concepção de seleção natural, e para proporcionar suporte ao seu argumento, Darwin apresentou uma grande quantidade de evidências oriundas de diferentes áreas: pecuária, biogeografia, geologia, morfologia e embriologia.
    O trabalho de Darwin conduziu a uma rápida aceitação do conceito de evolução, mas o mecanismo proposto, a seleção natural, não foi amplamente aceito até os anos 1940. A maioria dos biólogos argumentava que outros fatores eram responsáveis pela evolução, como a herança de caracteres adquiridos (neo-Lamarquismo), uma tendência inata à mudança (ortogênese), ou grandes mutações repentinas (saltacionismo). A síntese da seleção natural com a genética Mendeliana durante os anos 1920 e 1930 fundou a nova disciplina da genética de populações. Durante os anos 1930 e 1940, a genética de populações foi integrada a outros campos da biologia, resultando numa teoria evolutiva amplamente aplicável, que abarcava a maior parte da biologia — a síntese evolutiva moderna.

    Itamar Jaime de Medeiros Neto n° 23 3°A

    ResponderExcluir
  33. Alunos do 3º Ano A
    Cesar Amaral
    Breno Cancian
    Larissa Brandão

    JEAN- BAPTIST LAMARCK(1774- 1829)
    Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck, nasceu em Bazentim, a 1 de Agosto de 1744. Em 1793 assume o cargo de professor de zoologia do Museu de História Natural de Paris. Em 1768, abandona a carreira militar para se dedicar à medicina e à botânica. Dez anos depois, publica os três volumes de "Flora Francesa", obra que lhe vale a nomeação como botânico do herbário real. Em 1801 apresenta a distinção entre os animais vertebrados e os invertebrados em "História Natural dos Animais sem Vértebras". Em "Filosofia Zoológica", de 1809, expõe pela primeira vez a sua teoria da evolução, mais tarde conhecida como lamarckismo. Como precursor da teoria de Darwin, defende a ideia de que a necessidade de se adaptar às mudanças do meio ambiente explica a evolução das espécies, ao transmitir a mutação às futuras gerações. A tese é rejeitada pelos meios científicos e Lamarck morre na miséria, em Paris, a 28 de Dezembro de 1829. É considerado hoje o fundador da biologia como ramo específico da ciência.

    TEORIA EVOLUTIVA SEGUNDO LAMARK
    Sua teoria estabeleceu-se antes da teoria de Darwin, servindo como base para futuras pesquisas e descobertas, inclusive a de Darwin que modificou algumas das afirmações de Lamarck.
    A teoria de Lamarck baseou-se em dois princípios básicos: o conceito de que é uma característica intrínseca dos seres vivos evoluírem para um nível de complexidade e perfeição cada vez maiores, motivo pelo qual Lamarck acreditava que os seres haviam evoluído de microorganismos simples originados de matéria não viva (teoria da geração espontânea, bastante popular na época de Lamarck), para organismos mais complexos. O segundo princípio foi o do “uso e desuso”, que o foi o ponto crucial da teoria de Lamarck e dizia, basicamente, que o que não é usado atrofia e o que é usado se desenvolve sendo passado para as gerações futuras. Ou seja, órgãos, membros e outras características dos seres vivos que fossem usadas acabariam se desenvolvendo e passando de geração para geração. Ocorrendo a transmissão hereditária das características adquiridas.

    CHARLES DARWIN

    Charles Darwin (1809 - 1882) foi um naturalista inglês, nascido em Shrewsbury e um notável cientista do Séc. XI. É conhecido por ser o autor da teoria da evolução das espécies, através da seleção natural.
    Darwin deixou sua cidade com 16 anos, para estudar Medicina na Universidade de Edinburgh.Porém, o pai de Charles o obrigou a mudar de caminho, e ir para a Universidade de Cambridge, para tornar-se clérigo da Igreja da Inglaterra.
    A vida religiosa não lhe agradou e alguns anos depois ele aceitou um convite para tornar-se membro de uma expedição científica. Darwin passou cinco anos navegando pela costa do Pacífico e pela América do sul, aportando em quase todos os locais, inclusive no Brasil. Logo depois, Darwin foi chamado para tornar-se geólogo, botânico e zoologista.
    Em todos lugares que passou, Darwin reuniu grandes coleções de rochas, plantas e animais (fósseis e vivos), que foram enviados à Inglaterra, onde ele logo regressou. A partir de suas anotações, Charles deu início a sua obra "Origem das Espécias". Logo depois, nasceu à famosa doutrina darwinista da seleção natural, da luta pela sobrevivência ou da sobrevivência do mais apto - pedra fundamental do seu livro, que foi publicada em 1859, sob muitas críticas.
    Charles continuou escrevendo sobre a sobrevivência das espécies, morreu com 73 anos, e foi sepultado na Abadia de Westminster.


    CONTINUAÇÂO LOGO EMBAIXO ...

    ResponderExcluir
  34. Alunos do 3º Ano A
    Cesar Amaral
    Breno Cancian
    Larissa Brandão

    CONTINUAÇÃO...

    ALFRED RUSSEL WALLACE

    Alfred Russel Wallace nasceu em Usk, Monmouthshire, na Inglaterra, em 8 de janeiro de 1823 e morreu em Broadstone, Dorset, também na Inglaterra, a 7 de novembro de 1913.
    Trabalhou, inicialmente, como topógrafo e arquiteto. Por volta de 1840 começou a interessar-se por botânica. Em 1848, iniciou viagem pelo Amazonas, ali permanecendo até 1850. A valiosa coleção acumulada nessa expedição foi consumida pelo fogo na viagem de volta, embora Wallace tenha conservado as anotações que lhe permitiram escrever um livro sobre a Amazônia.
    Viajou depois extensamente - entre 1854 e 1862 - pelo arquipélago malaio. Depois, fixou-se em seu país, dedicando-se a pesquisas científicas que divulgou em grande número de livros.
    TEORIA EVOLUTIVA SEGUNDO DARWIN E WALLACE.
    Darwin apontou em suas observações que guardou, basicamente em segredo, por mais de vinte anos. Apenas quando Wallace enviou a Darwin seus manuscritos – devemos nos lembrar que este voltou da expedição bastante reconhecido como cientista - é que ele foi impulsionado a publicar suas ideias. Seguindo o conselho de amigos, a teoria foi revelada com a autoria dos dois, em 1858.
    O diferencial de Darwin era o conjunto de evidências e argumentos a favor da evolução que possuía. Este fato, somado à sua posição de destaque no meio científico e à publicação do livro “A origem das espécies por meio da seleção natural, ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida”, é o que faz com que, na maioria das vezes, apenas ele seja lembrado.
    Naquela época, os mecanismos de hereditariedade e mutação não eram conhecidos e, dessa forma, temos a teoria sintética da evolução (ou neodarwinismo) como uma versão aprimorada desses princípios desenvolvidos por Darwin e Wallace.
    A seleção natural é bastante parecida com a artificial, só que essa última é o resultado de ações humanas (diretas ou indiretas) sobre determinado organismo. A penicilina, por exemplo, foi bastante usada há algumas décadas como principal agente de combate a bactérias e, atualmente, não é eficaz no tratamento de algumas doenças: consequência da seleção das bactérias resistentes, em razão do uso indiscriminado dessa substância.

    ResponderExcluir
  35. Giovanna Campos nª 20 3ª "A"
    1-Charles Darwin (1809 - 1882) foi um naturalista inglês, nascido em Shrewsbury e um notável cientista do Séc. XI. É conhecido por ser o autor da teoria da evolução das espécies, através da seleção natural.

    Darwin deixou sua cidade com 16 anos, para estudar Medicina na Universidade de Edinburgh.Porém, o pai de Charles o obrigou a mudar de caminho, e ir para a Universidade de Cambridge, para tornar-se clérigo da Igreja da Inglaterra.

    A vida religiosa não lhe agradou e alguns anos depois ele aceitou um convite para tornar-se membro de uma expedição científica. Darwin passou cinco anos navegando pela costa do Pacífico e pela América do sul, aportando em quase todos os locais, inclusive no Brasil. Logo depois, Darwin foi chamado para tornar-se geólogo, botânico e zoologista.

    2-Chevalier de Lamarck
    Antes que a teoria da evolução de Charles Darwin fosse aceita como correta pelo meio científico vários outros pesquisadores criaram teorias para tentar explicar a evolução dos seres vivos. Um deles foi Jean – Baptiste Pierre Antoine de Monet (1744-1829).

    Também conhecido como Chevalier de Lamarck, o naturalista francês que ainda estudou medicina, física e meteorologia, publicou a teoria que hoje chamamos de “lamarckismo” no seu livro “Philosophie Zoologigue” (1809).

    A teoria de Lamarck baseou-se em dois princípios básicos: o conceito de que é uma característica intrínseca dos seres vivos evoluírem para um nível de complexidade e perfeição cada vez maiores, motivo pelo qual Lamarck acreditava que os seres haviam evoluído de microorganismos simples originados de matéria não viva (teoria da geração espontânea, bastante popular na época de Lamarck), para organismos mais complexos.
    Alfred Russel Wallace nasceu em Usk, Monmouthshire, na Inglaterra, em 8 de janeiro de 1823 e morreu em Broadstone, Dorset, também na Inglaterra, a 7 de novembro de 1913.

    Trabalhou, inicialmente, como topógrafo e arquiteto. Por volta de 1840 começou a interessar-se por botânica. Em 1848, iniciou viagem pelo Amazonas, ali permanecendo até 1850. A valiosa coleção acumulada nessa expedição foi consumida pelo fogo na viagem de volta, embora Wallace tenha conservado as anotações que lhe permitiram escrever um livro sobre a Amazônia.
    CUNTINUA...............

    ResponderExcluir
  36. continuação:ALFRED RUSSEL WALLACE

    O GRANDE EVOLUCIONISTA ESPÍRITA



    Alfred Russel Wallace nasceu em Usk, Monmouthshire, na Inglaterra, em 8 de janeiro de 1823.

    Foi naturalista, evolucionista, geógrafo e antropólogo. Foi o co-fundador da teoria a seleção natural. Converteu-se ao Espiritismo em 1865.

    Se houve um cientista que nunca recebeu sua fatia justa da glória, esse foi Alfred Russel Wallace. Wallace, que co-fundou a teoria da Seleção Natural com o cavalheiro de condado Charles Darwin, teve uma vida muito diferente.

    Forçado a deixar a escola e começar a trabalhar aos 14 anos de idade. Wallace se empregou como aprendiz de topografia, mas usava o pequeno tempo livre que tinha para continuar sua educação informal.

    Em 1848 percorreu a bacia amazônica e, quando voltou, também escreveu um livro no qual descrevia sua viagem, apesar de um incêndio no navio ter destruído parcialmente suas anotações.

    Em 1854 zarpou para a península malaia e as ilhas das Índias orientais onde reuniu uma coleção de cerca de 125.000 espécies. Coletar tantas espécimes de tantas locações deu a Wallace razão para ponderar as diferenças entre as espécies e finalmente publicar um manuscrito, On the Tendency of Varieties to Depart Indefinitely from the Original Type.

    Embora ele não tenha usado o termo "seleção natural", ele argumentou a mesma coisa. Ao invés de enviar seu trabalho diretamente para um editor, Wallace no lugar enviou o manuscrito para Charles Darwin, com quem ele tinha iniciado uma correspondência. Vendo o trabalho de Wallace, Darwin percebeu que ele estava ficando para trás, e decidiu por fim aos 20 anos de atraso em publicar sua própria teoria.

    ResponderExcluir
  37. Giovanna nº 20 3º A.....Teoria de Darwin A teoria da evolução de Darwin ficou conhecida como Darwinismo e pode ser resumidamente enunciada:
    Durante a transição de gerações considerável número de indivíduos falece, antes mesmo de procriarem. Os que sobrevivem e geram descendentes são aqueles selecionados e adaptados ao meio devido às relações com os de sua espécie e também ao ambiente onde vivem. A cada geração, a seleção natural favorece a permanência das características adaptadas, constantemente aprimoradas e constantemente melhoradas. É a evolução das espécies.
    Hoje, com o conhecimento da genética, a teoria da Darwin foi incorporada à novos elementos, e passou a ser nomeada de Neodarwinismo, pela qual evolução é:

    “a mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem ao longo do tempo. Características hereditárias são a expressão gênica de genes que são passados aos descendentes durante a reprodução. Mutações em genes podem produzir características novas ou alterar características que já existiam, resultando no aparecimento de diferenças hereditárias entre organismos. Estas novas características também podem surgir da transferência de genes entre populações, como resultado de migração, ou entre espécies, resultante de transferência horizontal de genes. A evolução ocorre quando estas diferenças hereditárias tornam-se mais comuns ou raras numa população, quer de maneira não-aleatória através de seleção natural ou aleatoriamente através de deriva genética”.

    ResponderExcluir
  38. Larissa Locatelli , 17 ; Rodrigo Mercado, 24. 3ºC

    Biografia de Lamarck

    Jean Baptiste Lamarck nasceu no dia 1 de agosto de 1744 na cidade de Bazentin (França) e faleceu no ano de 1829, em Paris. Foi um importante biólogo, pois seus estudos contribuíram muito para a sistematização dos conhecimentos da História Natural.Foi Lamarck quem começou a usar o termo “biologia” para designar a ciência que estuda os seres vivos. Foi este cientista também que fundou os estudos de paleontologia dos invertebrados.

    Teorias de Lamarck

    As teorias desenvolvidas por Lamarck eram transformistas, ou seja, partia do princípio de que os seres vivos evoluem e se transformam. Desta forma, os organismos mais simples, com o passar do tempo, iriam se transformando em seres mais complexos, até atingirem uma condição de vida ideal e perfeita.

    Teoria do Uso e Desuso
    Explica que os órgãos que são pouco utilizados durante a vida de um animal vai, com o passar do tempo, atrofiando e perdendo suas funções até desaparecer. Por outro lado, os órgãos mais utilizados, cujas funções para a sobrevivência são fundamentais, tendem a ganhar força e se desenvolverem de forma proporcional ao tempo utilizado. Para explicar esta teoria, Lamarck utilizou o exemplo das girafas. Estes animais, necessitando obter seus alimentos no topo de árvores altas, fortaleciam com tempo (de gerações para gerações) o pescoço e, por isso, tinham esta parte do corpo bem desenvolvida.

    Teoria das características adquiridas

    Lamarck afirmava que o meio ambiente estava permanentemente sofrendo modificações e evoluções. Logo, o corpo dos seres vivos possuíam a capacidade de transformação com o objetivo de se adaptarem às mudanças do meio ambiente. As transformações adquiridas por uma espécie seriam transmitidas para seus descendentes. Como o passar de gerações (milhões de anos) as espécies vão acumulando transformações, dando origem a novos grupos de seres vivos. Em suma, as modificações do meio ambiente vão “forçando” e gerando necessidades de transformações anatômicas, orgânicas e comportamentais nas espécies.

    Biografia de Darwin

    O biologista e naturalista Charles Darwin nasceu na Inglaterra e viveu de 1809 a 1882. Durante um período de cinco anos, ele colaborou com pesquisas realizadas nas costas e em ilhas da América do Sul, Austrália e Nova Zelândia.
    Ficou surpreso com o grande número de espécies de plantas e de animais que, até então, eram desconhecidos. O que lhe chamou mais atenção foram as incontáveis diversidades de tentilhões, que só conheceu na ilha dos Galápagos, situada na costa ocidental da América do Sul.
    Durante os cinco anos que ele permaneceu nessa viagem científica, e também depois, o naturalista buscou descobrir a razão da grande diversidade de plantas e animais.

    No ano de1859, na certeza de ter a encontrado a resposta aos seus questionamentos, ele escreveu o livro: A Origem das Espécies. Posteriormente, Darwin escreveu outra obra: A Descendência do Homem, nesta ele manifestou suas idéias sobre o surgimento da raça humana no planeta Terra. Seus dois livros geraram debates e muitas controvérsias na época, contudo, hoje em dia, muitas de suas idéias são aceitas pela ciência.
    Ele acreditou que a razão de existir pequenas diferenças na descendência, tanto das plantas como dos animais, fazem com que certas espécies vivam mais tempo do que outras. No caso das que possuem vida mais longa, estas gerarão mais descendentes, e este fato permitirá o aparecimento gradual de novos tipos de variações.

    Teoria de Darwin

    Essa teoria da evolução de Darwin diz que no mundo sobrevive quem for mais forte, na natureza por isso há a evolução, os seres vivos precisam evoluir de qualquer maneira para continuarem vivoS, e quem não evoluir pode ser morto pelos seres vivos que conseguiram evoluir ao longo do tempo, o homem é um grande exemplo disso por causa da sua evolução que aconteceu em milhares de anos.

    ResponderExcluir
  39. Larissa Locatelli , 17 ; Rodrigo Mercado, 24. 3ºC

    Biografia de Alfredn

    Alfred Russel Wallace nasceu em Usk, Monmouthshire, na Inglaterra, em 8 de janeiro de 1823 e morreu em Broadstone, Dorset, também na Inglaterra, a 7 de novembro de 1913.

    Trabalhou, inicialmente, como topógrafo e arquiteto. Por volta de 1840 começou a interessar-se por botânica. Em 1848, iniciou viagem pelo Amazonas, ali permanecendo até 1850. A valiosa coleção acumulada nessa expedição foi consumida pelo fogo na viagem de volta, embora Wallace tenha conservado as anotações que lhe permitiram escrever um livro sobre a Amazônia.

    Viajou depois extensamente - entre 1854 e 1862 - pelo arquipélago malaio. Depois, fixou-se em seu país, dedicando-se a pesquisas científicas que divulgou em grande número de livros.

    Teorias

    Em 1858, numa reunião da Sociedade Linneana de Londres, é apresentado conjuntamente um resumo da teoria de Darwin sobre a evolução das espécies e um ensaio de Wallace sobre o mesmo assunto, tomando como base a seleção natural.

    O trabalho de Wallace, Sobre a tendência das variedades de se afastar indefinidamente do tipo original, foi depois publicado em livro, com outros ensaios, em 1870.

    Em 1869, Wallace divulgou o resultado da ampla pesquisa feita no arquipélago malaio, onde investigou a distribuição geográfica dos animais e assinalou a diferença de exemplares encontrados nas regiões oriental e austral do arquipélago, por ele separadas através de uma linha imaginária: a Wallace's line.

    A sobrevivência do mais forte

    A versatilidade de Wallace leva-o ainda a interessar-se por questões tão diferentes quanto a da nacionalização agrária (que apóia) e a vacinação (que combate).

    O trabalho de Wallace sobre a evolução das espécies, escrito em fevereiro de 1858, na Malaia, tem como ponto de partida o Ensaio sobre a população, de Thomas Robert Malthus. Anos depois, Wallace se afasta de Darwin, que defende a tese da "seleção sexual", preferindo a da sobrevivência do mais forte e, em seu espiritualismo, aceita a intervenção de causas não identificadas na evolução das espécies.

    Seus trabalhos sobre a fauna oriental e austral fazem de Wallace um dos fundadores da geografia animal.


    ResponderExcluir
  40. -BIOGRAFIA

    *Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829) foi um naturalista francês do séc.XIX. Foi ele que personificou as ideias pré-darwanistas sobre a evolução.
    Originári da baixa nobreza, pertenceu ao exército, interessou-se por historia natural e escreveu uma obra de vários volumes sobre a flora da França. Com indicação do Conde de Buffon foi trabalhar para o Museu de Historia Natural de Paris. Depois de alguns anos foi nomeado curador dos invertebrados.
    Antes de 1800 ele era um essencialista que acreditava que as espécies eram mutáveis. Mas depois de seu trabalho sobre os moluscos da Bacia de Paris, ficou convencido da transmutação das espécies ao longo do tempo, e desenvolveu a sua teoria da evolução.

    - TEORIA

    *A teoria transformista de Lamarck, denominada lamarckismo, pode ser resumida nas duas leis que enunciou em 1800 e desenvolveu em 1809:
    1:: em todo animal que não ultrapassou ainda o termo de seu desenvolvimento, o emprego mais freqüente e continuado de um órgão qualquer fortalece pouco a pouco esse órgão, desenvolve-o, leva-o a crescer e lhe dá uma potência proporcional à duração desse uso, ao passo que a constante falta de uso do órgão enfraquece-o gradativamente, deteriora-o, diminui suas faculdades e acaba por fazê-lo desaparecer.


    2 :: tudo o que a natureza acrescenta ou suprime nos indivíduos (por força das circunstâncias a que sua raça há muito se acha exposta e, em conseqüência, por influência do emprego predominante de tal órgão ou pela falta constante de seu uso), ela conserva, pela geração, na espécie futura, desde que as variações adquiridas sejam comuns aos dois sexos ou àqueles que produziram os novos indivíduos.
    Se a primeira lei continua aceita como verdadeira, a herança dos caracteres somáticos adquiridos é matéria controvertida e já contestada, pelo menos na forma exposta por Lamarck, que se baseara em idéias de Denis Diderot. O aforismo comumente citado como "a função faz o órgão" provém desses conceitos de Diderot e de Lamarck, e encerra uma noção contraditória, uma vez que se a função é definida como ação peculiar a um órgão, tecido ou célula, não se concebe antes de existir o órgão correspondente.
    Divulgados os trabalhos de Gregor Mendel e de August Weissmann, as idéias de Lamarck foram abandonadas pela maioria dos biólogos. A essência de seu pensamento, porém, encontra defensores entre os darwinistas. A escola neolamarckista aceita o funcionamento da seleção natural no mecanismo da evolução, sem negar, porém, a hereditariedade de caracteres somáticos adquiridos, que modificariam, ao longo de milhões de anos, o genótipo do indivíduo, o que não se pode provar ou negar experimentalmente. Lamarck morreu em Paris, cego e pobre, em 18 de dezembro de 1829.


    ALUNOS : Carolina Fraitay, Laleska Beatriz e Adailton Hudson n° 08, 24 e 01. 3° ano B

    ResponderExcluir
  41. continuação


    - BIOGRAFIA

    *O Biologista e naturalista Charles Darwin nasceu na Inglaterra e viveu de 1809 a 1882. Durante um periodo de cinco anos, ele colaborou com pesquisas realizadas nas costas e em ilhas da América do sul, Austrália e Nova Zelândia.

    - TEORIA

    *Através de seus estudos ele tomou conhecimento sobre a diversificação das espécies, assim desenvolvendo sua teoria da Seleção Natural. Mas temendo que fosse severamente punido, assim como outros antes dele haviam sido, ele somente confiou as teorias para amigos próximos e continuou suas pesquisas tentado antecipar possíveis objeções.
    Porém ao saber que Alfred Russel Wallace havia desenvolvido uma idéia semelhante a sua, forçou a publicação conjunta das teorias. Em seu livro A Origem das Espécies, Darwin introduziu a idéia de evolução a partir de um ancestral comum, através da seleção natural.
    Segundo o naturalista os organismos mais bem adaptados teriam maiores chances de sobrevivência que os menos adaptados ao meio, portanto os mais bem adaptados seriam selecionados para aquele ambiente. E sua teoria se aprofundava ainda mais dizendo que os indivíduos da mesma espécie apresentam variações em todas as suas características, sendo assim idênticos entre si, também que todo o organismo tem grande capacidade de reprodução, assim produzindo muitos descendentes, mas que apenas alguns chegam à idade adulta.
    Ele afirmava também que o número de indivíduos de uma espécie é mantido mais ou menos constante ao longo das gerações, dessa maneira há uma grande "luta" pela vida entre os descendentes, por isso que poucos atingem a maturidade, e assim o número se mantém constante. E nessa "luta" pela vida, organismos com variações favoráveis às condições do ambiente, ou seja os mais bem adaptados tem maiores chances de sobreviver que os organismos com variações menos favoráveis.
    Assim os organismos com variações mais favoráveis têm maiores chances de deixar descendentes, e com a transmissão de caracteres de pais para filhos, estes também apresentação as mesmas variações. Concluindo a teoria de Darwim, ao longo das gerações, a seleção natural melhora o grau de adaptação dos indivíduos ao meio.

    ALUNOS : Carolina Fraitay, Laleska Beatriz e Adailton Hudson n° 08, 24 e 01. 3° ano B

    ResponderExcluir
  42. continuação

    - BIOGRAFIA

    *ALFRED RUSSEL WALLACE nasceu em Usk, Monmouthshire, na Inglaterra, em 8 de janeiro de 1823 e morreu em Broadstone, Dorset, também na Inglaterra, a 7 de novembro de 1913.
    Trabalhou, inicialmente, como topógrafo e arquiteto. Por volta de 1840 começou a interessar-se por botânica. Em 1848, iniciou viagem pelo Amazonas, ali permanecendo até 1850. A valiosa coleção acumulada nessa expedição foi consumida pelo fogo na viagem de volta, embora Wallace tenha conservado as anotações que lhe permitiram escrever um livro sobre a Amazônia.
    Viajou depois extensamente - entre 1854 e 1862 - pelo arquipélago malaio. Depois, fixou-se em seu país, dedicando-se a pesquisas científicas que divulgou em grande número de livros.

    - TEORIA

    *Alfred Russel Wallace jamais fez tal afirmação, e o que se sabe oficialmente na comunidade científica é que ele e Charles Robert Darwin publicaram conjuntamente, em 1º de julho de 1858, a Teoria da Evolução pela Seleção Natural. Portanto, oficialmente ambos compartilham crédito.Existiam "teorias" de evolução bem antes de Charles Darwin e Alfred Russel Wallace, como as ideías de Jean Baptiste Lamarck e de Georges-Louis Leclerc, ou Conde de Buffon. A inovação registrada na publicação conjunta de 1858 de Darwin e Wallace[1] não é a Teoria da Evolução (mutabilidade dos seres vivos através das gerações, gerando complexidade), mas:
    A Teoria da Seleção Natural como seu mecanismo principal.
    A ancestralidade comum dos seres vivos.

    ALUNOS : Carolina Fraitay, Laleska Beatriz e Adailton Hudson n° 08, 24 e 01. 3° ano B

    ResponderExcluir
  43. Lamark - Jean Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck nasceu em 01 de agosto de 1744 em Bazentin-le-Petit, norte da França, e morreu em 28 de dezembro de 1829 em Paris depois de ver suas teorias como naturalista, desacreditadas. Foi um naturalista francês que desenvolveu a teoria dos caracteres adquiridos, uma teoria da evolução agora desacreditada. Lamarck personificou as idéias pré-darwinistas sobre a evolução. Foi ele que, de fato, introduziu o termo biologia.

    Darwin - Foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual. Esta teoria se desenvolveu no que é agora considerado o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na Biologia.

    Alfred Russel Wallace - Foi um naturalista, geógrafo,antropólogo e biólogo britânico. Wallace foi o primeiro a propor uma "geografia" das espécies animais e, como tal, é considerado um dos precursores da ecologia e da biogeografia e, por vezes, chamado de "Pai da Biogeografia".

    Teorias:
    Lamarck - A teoria de Lamarck ou lamarckismo costuma condensar-se na frase: a função cria o órgão e a herança fixa a mudança nos descendentes. Consequentemente, a origem do homem seria o pensamento dos macacos.

    O exemplo típico que se coloca para explicar a teoria de Lamarck é a evolução do pescoço da girafa devido ao esforço de comer folhas das árvores.

    Darwin - Teoria biológica da seleção natural exposta pelo naturalista inglês Charles Robert Darwin na sua obra fundamental A Origem das Espécies, em 1859.

    Em relação à doutrina evolucionista de Lamarck, Darwin propôs como motor básico da evolução a seleção natural que se poderia resumit nos seguintes pontos:
    Os indivíduos apresentam variações.

    A escassez de alimentos obriga-os a lutar pela existência.

    Aluna: Maira Monteiro nº 33 3º C

    ResponderExcluir
  44. Chevalier de Lamarck nasceu em 01 de agosto de 1744 em Bazentin-le-Petit, norte da França, e morreu em 28 de dezembro de 1829 em Paris depois de ver suas teorias como naturalista, desacreditadas.Embora não tenha obtido reconhecimento durante toda sua vida, Lamarck é hoje considerado como o pai da biologia como ciência. Aliás, foi ele próprio quem cunhou o termo “biologia”, além de vários outros usados até hoje pelos biólogos.

    Charles Darwin O biologista e naturalista nasceu na Inglaterra e viveu de 1809 a 1882. Durante um período de cinco anos, ele colaborou com pesquisas realizadas nas costas e em ilhas da América do Sul,Austrália e Nova Zelândia.
    Ele acreditou que a razão de existir pequenas diferenças na descendência, tanto das plantas como dos animais, fazem com que certas espécies vivam mais tempo do que outras. No caso das que possuem vida mais longa, estas gerarão mais descendentes, e este fato permitirá o aparecimento gradual de novos tipos de variações.

    Alfred Russel Wallace nasceu em Usk, Monmouthshire, na Inglaterra, em 8 de janeiro de 1823 e morreu em Broadstone, Dorset, também na Inglaterra, a 7 de novembro de 1913.
    Trabalhou, inicialmente, como topógrafo e arquiteto. Por volta de 1840 começou a interessar-se por botânica. Em 1848, iniciou viagem pelo Amazonas, ali permanecendo até 1850. A valiosa coleção acumulada nessa expedição foi consumida pelo fogo na viagem de volta, embora Wallace tenha conservado as anotações que lhe permitiram escrever um livro sobre a Amazônia.
    Viajou depois extensamente - entre 1854 e 1862 - pelo arquipélago malaio. Depois, fixou-se em seu país, dedicando-se a pesquisas científicas que divulgou em grande número de livros.
    ALUNAS: ANDRÉIA, LAÍS, RAPHAELA
    Nº 04,30,39 3º A

    ResponderExcluir
  45. Continuação ...

    ALUNAS: ANDRÉIA, LAÍS, RAPHAELA
    Nº 04,30,39 3º A

    A teoria de Lamarck baseou-se em dois princípios básicos: o conceito de que é uma característica intrínseca dos seres vivos evoluírem para um nível de complexidade e perfeição cada vez maiores, motivo pelo qual Lamarck acreditava que os seres haviam evoluído de microorganismos simples originados de matéria não viva (teoria da geração espontânea, bastante popular na época de Lamarck), para organismos mais complexos; O segundo princípio foi o do “uso e desuso”, que o foi o ponto crucial da teoria de Lamarck e dizia, basicamente, que o que não é usado atrofia e o que é usado se desenvolve sendo passado para as gerações futuras. Ou seja, órgãos, membros e outras características dos seres vivos que fossem usadas acabariam se desenvolvendo e passando de geração para geração. Ocorrendo a transmissão hereditária das características adquiridas.
    Entretanto a publicação em 1859 de “A origem das espécies” , de Charles Darwin, abalou o fundamento principal da teoria de Lamarck afirmando que a evolução das espécies se daria pelo processo de seleção natural e não pelo uso e desuso. Segundo a teoria de Darwin algumas pequenas variações nos organismos surgiriam ao acaso e, caso essas variações os tornassem mais aptos que os outros organismos estes sobreviveriam transmitindo suas características aos seus descendentes. Ou seja, na teoria de Lamarck o uso acarretaria a evolução, já na teoria de Darwin a evolução se daria pelo acaso aliado a seleção natural.
    Para simplificar, vamos usar um exemplo bastante comum para explicar a teoria de Lamarck: imagine que as girafas, antigamente, tinham pescoços bem menores que o das girafas atuais e que, por isso, elas tivessem que esticar seus pescoços repetidamente para alcançar as copas das árvores e se alimentar. Esse movimento constante de estiramento do pescoço (uso) teria causado um alongamento no pescoço das primeiras girafas e, por isso, seus descendentes teriam nascido com pescoços mais longos que seus pais e assim sucessivamente até originar as girafas de pescoço longo que vemos atualmente.

    ResponderExcluir
  46. Continuação

    ALUNAS: ANDRÉIA, LAÍS, RAPHAELA
    Nº 04,30,39 3º A


    Quando falamos em evolução biológica, geralmente o primeiro nome que nos vem à mente é o de Charles Darwin. Entretanto, não podemos atribuir todos os méritos a ele, já que Alfred Wallace também havia percebido muitos dos aspectos que Darwin apontou em suas observações que guardou, basicamente em segredo, por mais de vinte anos. Apenas quando Wallace enviou a Darwin seus manuscritos – devemos nos lembrar que este voltou da expedição bastante reconhecido como cientista - é que ele foi impulsionado a publicar suas ideias. Seguindo o conselho de amigos, a teoria foi revelada com a autoria dos dois, em 1858.


    O diferencial de Darwin era o conjunto de evidências e argumentos a favor da evolução que possuía. Este fato, somado à sua posição de destaque no meio científico e à publicação do livro “A origem das espécies por meio da seleção natural, ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida”, é o que faz com que, na maioria das vezes, apenas ele seja lembrado.

    Naquela época, os mecanismos de hereditariedade e mutação não eram conhecidos e, dessa forma, temos a teoria sintética da evolução (ou neodarwinismo) como uma versão aprimorada desses princípios desenvolvidos por Darwin e Wallace.

    Agora que já sabemos quem são os autores, vamos conhecer os aspectos desta teoria:

    - Em qualquer grupo de espécies, todos os indivíduos possuem ancestrais em comum, em algum momento da história evolutiva. Assim, são descendentes destes, com modificações: resultado da seleção natural.

    - Indivíduos da mesma espécie, mesmo que parentes próximos, possuem variações entre si: resultado de mutações e/ou reprodução sexuada. Algumas dessas são hereditárias, ou seja, podem ser transmitidas para a geração seguinte.

    - A limitação na disponibilidade de recursos faz com que indivíduos de uma população lutem, diretamente ou indiretamente, por esses e pela sua sobrevivência. Dessas variações, algumas podem ser vantajosas nesse sentido, permitindo que alguns, nesse cenário, se destaquem e outros não. Esses últimos podem não sobreviver e tampouco podem se reproduzir.

    - Aqueles que sobrevivem (os mais aptos), podem transmitir à prole tal característica que permitiu sua vitória, caso seja hereditária.

    - Esse processo, denominado seleção natural, resulta na adaptação de determinados indivíduos ao ambiente, frente a outros não adaptados, e também no surgimento de novas espécies.

    A seleção natural é bastante parecida com a artificial, só que essa última é o resultado de ações humanas (diretas ou indiretas) sobre determinado organismo. A penicilina, por exemplo, foi bastante usada há algumas décadas como principal agente de combate a bactérias e, atualmente, não é eficaz no tratamento de algumas doenças: consequência da seleção das bactérias resistentes, em razão do uso indiscriminado dessa substância.

    ResponderExcluir
  47. Aluna: Anna Lara e Mayara Barbeta n°06 e 49. 3° ano “A”
    Lamarck
    Jean – Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck nasceu em 01 de agosto de 1744 em Bazentin-le-Petit, norte da França, e morreu em 28 de dezembro de 1829 em Paris depois de ver suas teorias como naturalista, desacreditadas.
    Embora não tenha obtido reconhecimento durante toda sua vida, Lamarck é hoje considerado como o pai da biologia como ciência. Aliás, foi ele próprio quem cunhou o termo “biologia”, além de vários outros usados até hoje pelos biólogos.
    Lamarck era o mais jovem de uma família de onze filhos e que possuía uma tradição militar secular. Seu pai e todos os seus irmãos foram soldados. Sendo assim, após a morte de seu pai, Lamarck abandona o seminário Jesuíta de Amiens e participa da campanha contra a Alemanha no verão de 1761.
    Em 1768 Lamarck abandona a vida militar e passa a se dedicar ao estudo da botânica e da medicina tornando-se rapidamente um expert. Em 1778 ele publica seu primeiro livro, “Flore Française”, com a ajuda do Conde de Buffon e que é grandemente aclamado lhe rendendo o título de botânico assistente no jardim botânico real, o “Jardin des Plantes” que era então um importante centro de educação medicinal e pesquisa biológica.
    Em 1793 o “Jardin des Plantes” é transformado no Museu Nacional de História Natural e Lamarck se torna então professor de história natural dos insetos e invertebrados e depois, curador dos invertebrados (termo que ele mesmo criou).
    Lamarck publica então uma série de livros sobre a zoologia e paleontologia dos invertebrados: Philosophie Zoologique, em 1809, onde relata pela primeira vez sua teoria da evolução; o primeiro volume de Histoire Naturelle dês Animaux sans Vertèbres é publicado em 1815 e o segundo em 1822. Seu trabalho também foi de grande contribuição para a classificação dos seres vivos.

    ResponderExcluir
  48. Aluna: Anna Lara e Mayara Barbeta n°06 e 49. 3° ano “A”

    Teoria de Lamarck
    Baseou-se em dois princípios básicos: o conceito de que é uma característica intrínseca dos seres vivos evoluírem para um nível de complexidade e perfeição cada vez maiores, motivo pelo qual Lamarck acreditava que os seres haviam evoluído de micro-organismos simples originados de matéria não viva (teoria da geração espontânea, bastante popular na época de Lamarck), para organismos mais complexos; O segundo princípio foi o do “uso e desuso”, que o foi o ponto crucial da teoria de Lamarck e dizia, basicamente, que o que não é usado atrofia e o que é usado se desenvolve sendo passado para as gerações futuras. Ou seja, órgãos, membros e outras características dos seres vivos que fossem usadas acabariam se desenvolvendo e passando de geração para geração. Ocorrendo a transmissão hereditária das características adquiridas.

    ResponderExcluir
  49. Aluna: Anna Lara e Mayara Barbeta n°06 e 49. 3° ano “A”

    Charles Darwin
    Charles Robert Darwin nasceu na cidade de Shewsbury, Inglaterra, em 12 de fevereiro de 1809, era neto de Erasmus, poeta, médico e filósofo, perdeu a mãe aos oito anos de idade e sempre incentivada pelo pai aos estudos. Matriculou-se no curso de medicina da Universidade de Edinburgh, lá foi perseguido por colegas e professores quanto aos seus experimentos cirúrgicos sem anestesia.
    O seu pai, Robert Darwin, o incentivou à vida religiosa, influência que levou Charles Darwin a ir estudar na Universidade de Cambridge com o intuito de seguir o sacerdócio anglicano, em Cambridge conheceu o botânico John Stevens Henslow que o influenciou nos estudos em História Natural. Em 31 de dezembro de 1831, abandona a vida religiosa e segue viagem numa expedição científica a bordo do navio Beagle.
    Durante cinco anos, de 1831 a 1836, Charles Darwin navegou pela costa do pacífico e pela América do Sul, inclusive o Brasil. Darwin colhia grandes coleções de rochas, plantas, animais vivos e fósseis. Elaborou um caderno onde esboçava dados e teses sobre a evolução das espécies, ele sempre se perguntava como as espécies surgiam e desapareciam.
    Em 1859, publicou o seu primeiro livro mais conhecido “A Origem das Espécies”. No decorrer dos anos muitos cientistas lhe deram razão, porém há teses que questionam suas conclusões. Charles Darwin faleceu em 19 de abril de 1882, em Downe, Inglaterra, de ataque cardíaco, foi enterrado na abadia de Westminster sobe pedido do parlamento inglês.

    ResponderExcluir
  50. Aluna: Anna Lara e Mayara Barbeta n°06 e 49. 3° ano “A”

    Teoria de Darwin:
    Foi em 1858 que Charles Darwin apresentou a teoria da seleção natural das espécies. Pela primeira vez na história um estudioso apresentava uma hipótese racional e materialista sobre a evolução e expunha um novo ponto de vista para a origem do ser humano, causando grande polêmica, na medida em que sua teoria se contrapunha ás teses teológicas, que atribuíam ao homem uma origem divina.
    Darwin estudou teologia na Universidade de Cambridge e posteriormente embarcou no navio Beagle, rumo a América do Sul, passando ainda pela África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, numa viagem de três anos, durante os quais observou que a fauna das distintas ilhas era similar, ainda que existissem variações muito significativas. Depois de um exaustivo trabalho empírico, supôs que as espécies não são imutáveis e que podem sofrer mudanças para sobreviver e se adaptar melhor ao meio.


    A partir de 1838 Darwin deu forma a uma teoria sobre a evolução dos seres vivos, incluindo a ideia de “seleção natural”, segundo a qual só sobrevivia os indivíduos de uma mesma espécie que sofriam mutações para se adaptar às mudanças da natureza, que eram incorporadas pelas gerações seguintes, possibilitando a continuidade de sua existência e sua evolução, incluindo os seres humanos.
    No final de 1859, foi publicada a obra “A Origem das Espécies”, cuja primeira edição se esgotou num dia. As ideias apresentadas na obra criaram grande polêmica, que alcançou grande dimensão devido ao destaque dado pela imprensa, ampliando a repercussão fora do âmbito acadêmico. Apesar da agitação criada a partir da mídia, a comunidade científica valorizou suas ideias, que estavam bem argumentadas com uma sólida base de observações empíricas. A polêmica envolveu uma sociedade marcada pelo conservadorismo, determinado pela forte influência das concepções religiosas e do moralismo da época, que se recusava a aceitar sua visão científica.
    Em 1871, Darwin publicou A origem do homem e a seleção natural. Ainda que a obra anterior - A origem das espécies - lhe parecesse suficiente para compreender a origem do homem e seu desenvolvimento, procurou satisfazer uma parte importante dos naturalistas que admitiam como princípio a seleção natural.

    ResponderExcluir
  51. Aluna: Anna Lara e Mayara Barbeta n°06 e 49. 3° ano “A”

    Alfred Russel Wallace
    Alfred Russel Wallace nasceu em Usk, Monmouthshire, na Inglaterra, em 8 de janeiro de 1823 e morreu em Broadstone, Dorset, também na Inglaterra, a 7 de novembro de 1913.

    Trabalhou, inicialmente, como topógrafo e arquiteto. Por volta de 1840 começou a interessar-se por botânica. Em 1848, iniciou viagem pelo Amazonas, ali permanecendo até 1850. A valiosa coleção acumulada nessa expedição foi consumida pelo fogo na viagem de volta, embora Wallace tenha conservado as anotações que lhe permitiram escrever um livro sobre a Amazônia.

    Viajou depois extensamente - entre 1854 e 1862 - pelo arquipélago malaio. Depois, fixou-se em seu país, dedicando-se a pesquisas científicas que divulgou em grande número de livros.

    ResponderExcluir
  52. Aluna: Anna Lara e Mayara Barbeta n°06 e 49. 3° ano “A”

    Teoria de Wallace
    Em 1858, numa reunião da Sociedade Linneana de Londres, é apresentado conjuntamente um resumo da teoria de Darwin sobre a evolução das espécies e um ensaio de Wallace sobre o mesmo assunto, tomando como base a seleção natural.

    O trabalho de Wallace, Sobre a tendência das variedades de se afastar indefinidamente do tipo original, foi depois publicado em livro, com outros ensaios, em 1870.

    Em 1869, Wallace divulgou o resultado da ampla pesquisa feita no arquipélago malaio, onde investigou a distribuição geográfica dos animais e assinalou a diferença de exemplares encontrados nas regiões oriental e austral do arquipélago, por ele separadas através de uma linha imaginária: Awallace’s line.

    ResponderExcluir